Trecho entre o Aquidabã e os Dois Leões será reformado para evitar alagamentos

Local também ganhará novos pontos de ônibus

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 16:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Velter Pontes/Secom

Daqui a um ano, o trecho entre o Aquidabã e os Dois Leões estará irreconhecível. Isso é o que garante a prefeitura de Salvador que, a partir desta terça-feira (12), inicia uma requalificação urbanística da Avenida Cônego Pereira. As intervenções abrangem alargamento da via, implantação de novos pontos de ônibus, macrodrenagem e tamponamento do Rio das Tripas, com investimento de R$ 16 milhões.

O projeto prevê ainda macrodrenagem do canal, que é a retirada do excesso de água do solo e o tamponamento do trecho a céu aberto que vai do Viaduto da Via Expressa até as imediações do Mercado das Sete Portas, somando 700 metros.

De acordo com Tânia Scolfied, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FML), responsável pelo projeto, também será feito o procedimento de microdrenagem, o que evita alagamentos em dias chuvosos – esse inclusive é apontado como um dos maiores problemas da região.

“Uma região rica não só pelo fato de ter um forte comércio, mas com seu entorno residencial que se comunica com a via. O que faremos agora é estrutural, com uma macrodrenagem, considerando que aqui passa o Rio das Tripas e que causa grandes alagamentos em alguns trechos”, explica Tânia. 

Alagamentos Moradora do bairro, a manicure Rute Santos, 35 anos, conhece muito bem como o entorno da via é afetado em dias de chuva. Durante dois temporais, por exemplo, ela ficou ilhada, já que a água estava acima dos joelhos.

“É muito complicado quando chove. Tudo fica alagado, aparece lixo e os ratos saem do rio. Espero que a intervenção possa melhorar a situação”, disse a manicure.

O motorista Jurandi Rodrigues, 50, trabalha nas imediações dos Dois Leões e vive o mesmo problema da manicure. Ele relata que, quando chove, transitar por ali é quase impossível. “Uma confusão, fica tudo debaixo d’água”, contou. 

Trânsito A requalificação também deverá melhorar o trânsito nas imediações, já que os pontos de ônibus serão ampliados e contarão com baias para os passageiros. Atualmente, os veículos de transporte param na própria pista para embarque e desembarque, causando engarrafamentos e lentidão. 

Ainda de acordo com a presidente da FML, o passeio será alargado com concreto e o meio-fio será de granito. Uma ciclovia será implantada do Largo Dois Leões até o mercado. Do mercado até o Aquidabã, a continuidade será dada através de ciclofaixa à beira da pista. 

Quando as obras chegarem ao fim, árvores de diversas espécies serão plantadas no canteiro central. Com isso, os veículos não poderam mais estacionar de forma irregular no canteiro.

Ação social Como as famílias que moram no entorno do trecho que será requalificado terão que sair de casa durante o período de obras, o vice-prefeito Bruno Reis e atual secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) disse que uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) está sendo projetada, para dar suporte a quem passará por esse transtorno temporário.

"Esta é uma área que sofre bastante com problemas sociais também. Pessoas que residem na rua ou sofrem com a dependência química terão mais dignidade e uma nova oportunidade", garantiu. 

O prefeito ACM Neto falou sobre as obras e lembrou que o local precisa de intervenções. "Essa é uma das regiões mais movimentadas da cidade. Uma grande base de tráfego por onde passam milhares de veículos e, também, uma região muito forte em relação ao comércio e à presença de diversos bairros residenciais integrados à Cônego Pereira. Há muito tempo a Prefeitura não faz uma intervenção transformadora aqui. Então, foi discutido um projeto completo para, com certeza, trazer um novo perfil para essa região histórica da cidade”, declarou. 

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier