Três novas bases do Samu são inauguradas em Salvador

Aparelhos de ultrassonografia serão instalados em 12 ambulâncias

Publicado em 17 de março de 2021 às 11:53

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Betto Jr./Secom

A quantidade de bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ampliada em Salvador, nesta quarta-feira (17). Três novas unidades foram inauguradas na Arena Fonte Nova, no Centro, Hospital Salvador, na Federação, e no Pronto Atendimento do Marback. Além disso, aparelhos de ultrassonografia foram instalados em 12 ambulâncias para acelerar o tratamento de pacientes em casos mais graves. 

O prefeito Bruno Reis contou que já existiam 14 bases do Samu na cidade, e que as três novas unidades vão ajudar a diminuir o tempo de resposta dos atendimentos nessas regiões. A medida é para gerenciar melhor o serviço e fortalecer o enfrentamento à pandemia. 

“Essas bases vão permitir que, à medida que ocorram as solicitações, o serviço possa ocorrer com agilidade maior. Em média, o Samu leva de 15 a 20 minutos para dar o apoio quando requisitado. Salvador agora sai de 14 bases do serviço para 17”, explicou o prefeito.  

A estrutura da Arena Fonte Nova contará com três ambulâncias. Uma é de suporte avançado para as ocorrências mais graves, com UTI móvel, enfermeiro, médico e o condutor. Os outros dois veículos são para atender os casos de menor gravidade, sendo tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor. 

Já a base que fica no Hospital Salvador tem uma ambulância avançada e outra básica, enquanto que o PA Alfredo Bureau dispõe de duas ambulâncias básicas. 

O número de ambulâncias do Samu que fazem o atendimento direto ao público foi ampliado no começo dessa semana, passando de 60 para 70 veículos. Além desses, outras 15 unidades ficam disponíveis para fazer a transferência de pacientes de uma unidade de saúde para outra. Atualmente, as equipes realizam cerca de 100 transferências por dia. 

Na ocasião, o prefeito apresentou 12 equipamentos de ultrassonografia que foram adquiridos para o Samu. Os aparelhos vão funcionar em 12 ambulâncias avançadas e permitirão a realização do exame de imagem do paciente ainda no veículo. Cada aparato teve o custo de R$100 mil.

Salvador amanheceu hoje (17) com 132 pacientes aguardando regulação nas unidades de urgência e emergência. Nas últimas 24h, 87 pessoas foram transferidas para hospitais referência no tratamento ao coronavírus. Também segue em alta a ocupação de leitos de UTI, cujo percentual é de 87%.