Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Donaldson Gomes
Publicado em 30 de julho de 2021 às 05:00
- Atualizado há um ano
Bons sinais O Turismo começa a visualizar os primeiros sinais positivos no horizonte após um ano e meio de uma crise que parecia não ter fim. Desde o início da crise de saúde, o setor, um dos mais afetados, acumulou um prejuízo de R$ 377 milhões, de acordo com estimativas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Aqui na Bahia, os números do IBGE indicam uma retração de 47% entre março e dezembro do ano passado. No entanto, dados recentes mostram que a situação está mudando e que as viagens podem ser protagonistas na recuperação econômica do estado. A Braztoa, entidade nacional representa as operadoras de Turismo, mostra em seu boletim mensal com dados captados dos seus associados, que Salvador, Praia do Forte e Porto Seguro entre os principais destinos domésticos vendidos para o segundo semestre deste ano e as férias de janeiro. E não se trata apenas de pesquisa, mas de vendas efetivadas – ou seja, turistas que planejam vir ao estado no futuro próximo. O dado de atividade turística do IBGE comprova o bom momento. De janeiro a maio deste ano, por exemplo, o setor cresceu 4,2%, enquanto a média nacional foi negativa em 5,6%.
Buscas E mesmo quando se fala em buscas, os aeroportos do estado são destaque. A empresa Kayak, buscadora de passagens, realiza um levantamento semanal por procuras e na última semana de julho o aumento das buscas em relação há dois anos é de 64% para Porto Seguro, 50% para Ilhéus e 17% para Salvador. Na esteira da recuperação, a CNC lançou o programa Vai Turismo. “Estão sendo criados grupos de trabalho, em todos os estados, para construir um documento com sugestões de políticas públicas, oportunidades, riscos e tendências para o segmento a ser entregue aos candidatos à Presidência em 2022”, explica a coordenadora da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA, Avani Duran, que coordena o GT da Bahia.
Dia dos pais Na campanha de Dia dos Pais no Shopping Paralela, compras acima de R$ 200 e mais 1kg de alimento não perecível, rendem ao cliente uma taça e quatro porta-copos personalizados pelo artista plástico soteropolitano Raphael Ribeiro, do Estúdio Tipografite. A ação vai até 08 de agosto e os alimentos serão doados para a ONG Compaixão e a Fundação Cidade Mãe.
Hub A Gol implementou duas novas linhas no Aeroporto Internacional de Salvador – Petrolina em Pernambuco e Aracaju, em Sergipe –, encorpando o papel de hub do terminal e sua conectividade com o interior, o litoral baiano, mas também com outros estados do Nordeste e o restante do pais. Já são sete rotas contempladas aqui por meio da parceria com a Voepass.
Parceria A Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da Gol, e o Grupo Fleury fecharam uma parceria inédita no mercado dos programas de fidelidade. A partir do último trimestre deste ano, clientes Smiles poderão acumular ou resgatar milhas ao contratar serviços de saúde nas diversas bandeiras do grupo. Uma delas é a Diagnoson a+, aqui na Bahia.
Catu O Sistema Hapvida acaba de inaugurar a primeira unidade laboratorial própria no município de Catu, o Novo Diagnóstico Centro de Santana.