Uber vai ter código de segurança para conferir motorista

Novidade, que estava em teste, vai chegar para todos em Salvador

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 19:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A Uber lançou em Salvador e outras cidades um novo recurso de segurança em que um código de verificação enviado ao passageiro é necessário para que o motorista dê início à viagem. A ferramenta consiste de uma senha que é mostrada no app do usuário e ele precisa informar ao motorista .

O PIN ou U-Código funciona, assim, como uma garantia de que tanto motorista quanto passageiro estão na viagem correta.

O recurso pode ser ativado pelos usuários diretamente no aplicativo por meio da opção "Confira Sua Viagem", que vai habilitar a senha de quatro dígitos. É possível configurar para que o código de verificação funcione em todas as viagens ou somente nas realizadas entre 21h e 6h. O serviço orienta o usuário a só entrar no carro após receber a confirmação em seu celular.

"Acreditamos que a tecnologia é uma importante aliada para aumentar a segurança de todas as pessoas que usam o nosso aplicativo. Temos um time de especialistas que trabalha diariamente para desenvolver recursos que possam trazer mais tranquilidade para usuários e motoristas parceiros. Continuamos focados em trazer ainda mais inovações para a América Latina ao longo de 2020",  diz Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil.

Veja outros recursos anunciados pela Uber para 2020:

U-Ajuda (Checagem de rota) - Potencializando o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, a Uber pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota. Se uma parada não prevista for sinalizada, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, indicando as ferramentas de segurança que podem ajudar a obter o apoio necessário.

U-Áudio (Gravação de áudio) - Motoristas parceiros e usuários passarão a ter a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso - se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.

Verificação de documentos - Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começou a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil ainda esse ano. 

U-Selfie (Selfie com movimento) - Além da selfie que os motoristas parceiros já fazem de tempos em tempos para ficar online, o recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados - como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o motorista é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros. 

Relato de problemas durante a viagem - Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o usuário e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais viagens juntos na plataforma da Uber.