Um pontinho blues no mapa das paixões

kátia borges
22.09.2019, 05:00:00

Um pontinho blues no mapa das paixões


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Eu sou uma pessoa bastante comum. Mas, tenho, cá comigo, uma ou outra mania como todo mundo. Por exemplo, mantenho uma fidelidade canina aos meus amores da infância. De tal modo, que muitos me localizam no mapa de seus afetos pela constância das grandes minhas paixões. Janis Joplin é uma delas.

Vez em quando, alguém lembra de mim com carinho, ao ver algo relacionado a ela. Foi assim que ganhei, ao longo dos anos, vinis, livros, vídeos, camisetas e até um belíssimo imã de geladeira. Também assisti, em primeira mão, trechos do documentário inédito de Henrique Dantas sobre Janis na Bahia.

Só de biografias, tenho três. A primeira delas me acompanha desde a adolescência, Buried Alive, de Myra Friedman, que no Brasil ganhou tradução literal, Enterrada Viva. Na verdade, o título foi pinçado do álbum Pearl. A faixa Buried Alive in the Blues ficou por gravar, resta apenas o instrumental no derradeiro disco.

A segunda veio de São Paulo, enviada por um amigo querido. Me pegou de surpresa, porque havíamos perdido o contato, e o pacote chegou na portaria do jornal onde eu trabalhava na época. Era o livro de Alice Echols, Scars of sweet Paradise, lançado pela editora Global como “Uma vida, uma época”. A terceira ganhei de uma aluna – Love, Janis –, de Laura Joplin. Foi a base de um documentário e do longa.

Fiquei na fissura de fazer essa reportagem, sobre Janis na Bahia, durante anos, confesso. Cheguei a entrevistar o artista plástico Gilson Rodrigues e a atriz Nilda Spencer. Dia desses, dei de cara com as minhas anotações. Bateu saudade deles. Foi a filha de Nilda, Judy Spencer, amiga de Janis, a autora do convite para que ela viesse ao Brasil.

A fissura era tanta que fui até a Aldeia Hippie, em Arembepe, atrás de uma moça que teria trabalhado para Janis na época. Foi bem engraçado, e trágico. A tal moça era então uma senhora bastante sequelada pelo uso de álcool e drogas, uma fonte absolutamente inconsistente, porque seus relatos eram os mais loucos e desencontrados. Não havia como checar a veracidade deles.

Não sei bem por que acabei engavetando esse projeto. Talvez ele pedisse de mim mais do que eu poderia oferecer naquele momento. Talvez ainda não fosse o momento de revirar o meu baú de guardados e misturar ao trajeto de Janis, porque sempre colocamos nos relatos um tanto de nós mesmos.

Mas o fato é que o jornalista Osmar Martins fez uma matéria incrível sobre a passagem de Janis pela Bahia. Poucos depois, Daniel Rocha e Ronaldo Bressane também cravaram uma reportagem maravilhosa, repleta de fotos inéditas, feitas por Ricky Ferreira, que mostram Joplin em Copacabana, muito embora eu ainda prefira as imagens dela na Praia do Buracão.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeitos-de-assaltos-no-horto-florestal-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-pm-veja-video/
Um deles tinha sido preso no ano passado após invadir casa, na Santa Cruz e manter família refém por cerca de três horas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais