União Europeia e Reino Unido fecham acordo do Brexit

Agora o Parlamento Britânico precisa finalizar a saída do país do bloco europeu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2019 às 10:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, correu às redes sociais para informar que fechou um acordo com a União Europeia (UE) sobre o Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido do bloco comum. "Temos um ótimo novo acordo que nos dá o controle de volta", postou no Twitter, acompanhado das hashtags #TakeBackControl, ou tomar de volta o controle, e #GetBrexitDone, vamos entregar o Brexit.

O premiê não perdeu tempo e jogou a responsabilidade agora para o Parlamento britânico, dizendo que os deputados precisam finalizar o Brexit no sábado (19), para quando está marcada uma sessão extra para discutir o assunto.

Segundo Johnson, passar a fase da aprovação do divórcio será importante para que sua administração possa focar "outras prioridades", como custo de vida, NHS (sistema público de saúde), crimes violentos e meio ambiente.

A apreciação no Parlamento, no entanto, não deve ser fácil, já que o premiê não conta mais com a maioria no Legislativo e um de seus principais aliados, o norte-irlandês Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), se negou a apoiar o acordo proposto pelo Reino Unido.

A sigla, da Irlanda do Norte, é fundamental para garantir a aprovação do texto no Parlamento britânico, onde deve ser analisado em sessão extraordinária no sábado.

"A votação de sábado no Parlamento será apenas o início de um longo processo do acordo de saída na Casa dos Comuns", afirmou o partido em comunicado.

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou o acordo em seu Twitter "É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é um testamento de nosso compromisso em encontrar soluções", afirmou Juncker na rede social.

Juncker disse ainda recomendar que a Comissão aprove o acordo.