Vacina da Pfizer tem 95% de eficácia em Israel, aponta estudo de larga escala

Pesquisa de grande porte foi feita com mais de 600 mil pessoas que já tomaram as duas doses do imunizante

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 17:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

A Israeli HMO Maccabi, provedora de planos de saúde que cobre mais de 25% da população de Israel, afirmou nesta quarta-feira (17) que a vacina da Pfizer contra a covid-19 teve um índice de 95% de eficácia em estudos feitos com 602 mil pessoas, reforçando o sucesso do imunizante.

De todas as pessoas que participaram do estudo, apenas 608 testaram positivo para o coronavírus mais de uma semana depois de receberem as duas doses da vacina. O grupo de controle tinha 528 mil pessoas que não receberam a vacina; destas, 20.621 testaram positivo para a doença.

Entre os vacinados que foram infectados pelo vírus, a grande maioria teve apenas sintomas leves, como dor de cabeça e tosse. Dos 602 mil imunizados, apenas 21 tiveram de ser hospitalizados por conta da doença, com apenas sete apresentando sintomas graves.

Maior provedora de serviços de saúde do país, a Clalit também informou hoje que houve uma queda de 94% em relação aos casos sintomáticos de covid-19 em pessoas que receberam as duas doses da vacina.

Hoje, cerca de 44% dos 9,1 milhões de israelenses já receberam pelo menos uma das doses da vacina da Pfizer, fazendo com que o país do Oriente Médio seja o maior "palco" de testes da vacina.