Vale a pena pedir a antecipação do 13º para resolver dívidas na pandemia?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Vale a pena pedira antecipação do 13º para resolver dívidas contraídas por conta da pandemia? Tenho muito receio de cair numa onda de juros impagáveis, se postergar isso até entrar esse dinheiro extra no final do ano. Anônimo Olá Anônimo. O isolamento social, necessário por causa da pandemia, provocou impactos significativos na economia e nas finanças das famílias, muitos ficaram sem emprego e nenhuma opção de renda o que tornou o endividamento inevitável. Agora que estamos começando a retomar gradativamente a atividade econômica, é fundamental buscar alternativas para eliminar essas dívidas para que ela não se torne ainda maior ao longo do tempo. A antecipação do 13º salário vai lhe custar juros também, mas é uma boa alternativa se estiver com as contas alinhadas, sabendo exatamente o que vai fazer com esse dinheiro, quais dívidas irá pagar, se for para quitação total melhor ainda, e o mais importante, qual o efeito que essa ação terá no seu orçamento. Não adianta pegar a antecipação e não conseguir ser efetivo no pagamento dos compromissos. Por isso, é melhor fazer um levantamento de tudo que precisa pagar, negociar com o credor e em seguida levantar o recurso. Isso lhe dará mais segurança e tranquilidade no pagamento de suas dívidas.

A conta de luz está mais cara e também, estou fazendo todas as refeições em casa. Apesar de conseguir economizar com o transporte, por exemplo, que dica você pode dar, Edísio, para gerenciar melhor as despesas que estamos tendo com o home office? Bruno Pereira Olá Bruno. A pandemia trouxe mudanças que vieram para ficar, e a atividade em home office é uma delas. Muitas empresas se viram forçadas a operar com o teletrabalho exatamente pela necessidade de isolamento social, imposta com muita força no início da pandemia e descobriram que essa pode ser uma boa alternativa para reduzir custos e tornar a atividade mais dinâmica para o seu colaborador. Trabalhar em casa é, de certa forma mais confortável, mas, por outro lado, acaba gerando uma demanda muito maior e exigindo que se tenha mais disciplina para conseguir realizar as atividades de forma própria. O home office gera algumas economias para o trabalhador, mas eleva alguns gastos também, como as despesas domésticas, com água, energia, alimentação, limpeza, dentre outros, para conseguir administrar melhor esses gastos, é importante estabelecer processos para o seu trabalho em casa, aplicar rotinas como se estivesse no trabalho, utilizando apenas um cômodo da casa, de preferência, o que tenha melhor luminosidade para economizar com energia, organize a rotina para lavar e passar roupas, compre os insumos para fazer sua própria alimentação, porque comprando por delivery o gasto vai ser maior. São pequenas atitudes que fazem a diferença no final do mês.

Tem dúvidas sobre finanças pessoais? Mande um e-mail para [email protected]