Vale dos Lagos receberá mutirão de saúde da TV Bahia com atendimento para homens 

Oferta de exames inclui ultrassonografia, Raio-X e mamografia (para os homens)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 10:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A população soteropolitana terá três dias dedicados à saúde e ao bem-estar com o Mutirão TV Bahia que acontece em Vale dos Lagos de 9 a 11 de agosto. A iniciativa traz o tema Saúde do Homem e ofertará atendimento gratuito aos moradores da região, entre consultas e exames. A programação ainda contempla serviços como atividade física, oficinas, rodas de conversa e a apresentação do grupo Favela Chic. No sábado, o Bahia Meio Dia irá fazer transmissão ao vivo diretamente do local.

Com o objetivo de prestar assistência e garantir a promoção da saúde, o mutirão antecipa o maior movimento de cuidados com os homens, o Novembro Azul, voltado a prevenção do câncer de próstata. Nos dias de atendimento, os homens podem se beneficiar de especialidades como clínica médica, urologia, cardiologia, nutrição e odontologia. Crianças, acompanhadas dos pais, também terão atendimento com pediatra e momento voltado a saúde bucal.

A oferta de exames inclui ultrassonografia, Raio-X e mamografia (para os homens), que estarão disponíveis mediante apresentação da requisição médica, além de eletrocardiograma e PSA. Acontecem ainda orientações com psicólogo, assistente social e educador físico, assim como aferição de pressão arterial e rastreamento para tuberculose.

A apresentação do grupo de percussão Favela Chic está programada para acontecer na manhã do sábado, 11. Quem comparecer ao local poderá aproveitar também atividades como alongamento, relaxamento, massoterapia e corte de cabelo.

Oficinas e rodas de conversa No dia 9, a partir das 10h30, o público poderá participar do bate-papo sobre cuidados e prevenção do câncer de próstata e pênis, seguido da oficina de nutrição com dicas de alimentos e receita de caldo anti-inflamatório. No mesmo dia, às 14h, acontece a roda de conversa sobre causas emocionais da disfunção sexual e a oficina sobre valorização da paternidade.

A programação continua no dia 10 com o tema doenças cardiovasculares. Pela manhã, às 9h, será realizada a dinâmica sobre estilo de vida e o bate-papo sobre sinais e sintomas das doenças cardiovasculares. Acontece ainda a oficina de nutrição que ensinará a montar uma refeição saudável e equilibrada, com dicas de como diminuir a gordura saturada e o colesterol da alimentação. O público poderá também conferir a receita de um caldo, seguido de degustação. Pela tarde, a partir das 14h, acontece a roda de conversa sobre doenças cardiovasculares.

No último dia o foco será sobre qualidade de vida. Às 10h30, acontece a dinâmica para re-conhecer o corpo, seguido do momento em que será falada da importância de manter em dia a saúde. A oficina de nutrição abordará dietas da moeda e uso de suplementos alimentares, além de ensinar a fazer uma receita de caldo fitness, que poderá ser degustado pelos participantes. Às 14h volta a acontecer a roda de conversa sobre qualidade de vida e a oficina sobre prevenção postural e ergonomia.

Para participar O mutirão de saúde é voltado aos moradores dos seguintes bairros:  São Francisco, Vale dos Lagos, Vila Marisa, Vila Nova Pituaçu, Vivenda dos Pássaros, Recanto do São Rafael, Vila 2 de julho, 7 de Abril, Pau da Lima, Colinas do Pituaçu, Dom Bosco, Jardim das Limeiras, Cana Brava, Mata Atlântida e Flamboiants. Para ser atendido, é necessário levar carteira de identidade (RG) ou documento com foto, comprovante de residência, cartão do SUS para todos os serviços e requisição médica no caso de ultrassonografia, mamografia e raio X.

Serviço: O que: Mutirão de Saúde  Quando: 9 e 10 de agosto (8h às 17h) e 11 de agosto (9h às 17h) Onde: Paróquia Divino Espírito Santo - Estrada das Muriçocas, 714, Vale dos Lagos. ENTRADA GRATUITA.