'Veículo não identificou que era da polícia', diz cantora sobre ação da PM em Irecê

A dançarina Gabriela Amorim, 25 anos, morreu

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 5 de julho de 2019 às 20:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

A vocalista da banda de forró Sala de Reboco, Joelma Rios, que também foi baleada na ação da Polícia Militar que terminou com a morte da dançarina Gabriela Amorim, 25 anos, na madrugada desta sexta-feira (5), em Irecê, disse que o carro que iniciou a perseguição não sinalizou para que eles parassem.

"O veículo que iniciou a perseguição não identificou que era da polícia, não ligou sirene, não deu alerta para que a gente parasse, nada. Até porque a gente não cometeu nada ilícito. Mas ficamos com medo e mandamos o motorista fugir”, contou, ao CORREIO.

A versão é diferente da que foi apresentada pela Polícia Militar, que afirmou ter atirado após o grupo furar dois bloqueios policiais em Irecê, enquanto transitava em alta velocidade e na contramão.

Joelma disse que, em um determinado momento, eles pensaram que a perseguição tinha acabado. Mas, quando voltaram para a avenida que dá acesso à saída de Irecê, foram surpreendidos por policiais militares, dessa vez, em duas barreiras.“Eles deram 38 tiros”, afirmou a cantora. “Saí desesperada gritando que éramos músicos, o sanfoneiro ficou com uma fratura exposta na perna. Foi uma atitude impensada e despreparada”, declarou.Nesta sexta, Joelma, que foi baleada nas nádegas, prestou depoimento à Polícia Civil. Segundo o delegado Almir Fernandes dos Santos, coordenador da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin/Irecê), o caso é investigado como homicídio. Também nesta sexta, os policiais envolvidos na ação foram ouvidos.

Perseguição Havia cinco pessoas na picape Hilux SW4 preta e com vidros escuros. Segundo a polícia, por volta da 0h30 desta sexta-feira, o veículo seguia em direção perigosa em Irecê, no centro-Norte da Bahia, andando em alta velocidade e pela contramão. Isso teria levado a viatura a iniciar uma perseguição.

Os policiais desconfiaram que o veículo poderia ser de assaltantes de banco e, então, reforços foram chamados e mais duas viaturas montaram barreiras em dois pontos do centro da cidade. Contudo, o motorista do veículo continuou com a direção perigosa.

Na segunda barreira, os policiais resolveram atirar contra o carro, logo depois de o mesmo não parar. A picape era conduzida por Claudio Pereira Bastos, que foi preso em flagrante por direção perigosa e embriaguez ao volante.

De acordo com o delegado Almir Fernandes dos Santos, nas três viaturas estavam cerca de 10 policiais da Rondesp, unidade de rondas especiais da Polícia Militar da Bahia. Estima-se que tenham sido dados mais de 30 tiros.

“Só a perícia para confirmar esse número”, disse o delegado, segundo o qual a dançarina Gabriela Amorim foi atingida com um tiro na coluna e morreu a caminho do Hospital Regional de Irecê. Ela era solteira e tinha um filho de 7 anos.

Bebidas O delegado informou que, dentro do veículo, foram encontrados pelos PMs vários litros de bebidas alcoólicas, mas não havia drogas ilícitas ou armas. Todos os ocupantes do carro pertencem à banda de forró Sala de Reboco, de Fortaleza, no Ceará.

Os baleados são a cantora Joelma Martins (atingida nas nádegas) e o sanfoneiro Eliedelson Possidônio Júnior, 32, que recebeu um tiro na perna. Ambos estão fora de perigo. A polícia não informou a identidade da outra dançarina que estava no veículo.

O Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPR) informou que foi instaurado “Inquérito Policial Militar (IPM) que vai apurar as circunstâncias da ocorrência registrada no município de Irecê.” Gabriela tinha 25 anos e deixou um filho de 7 (Foto: Reprodução) A PM declarou que “houve uma abordagem a um veículo que trafegava na contramão, em alta velocidade. Imediatamente após o ocorrido, os PMs registraram a ocorrência na Delegacia de Irecê, onde foram ouvidos”.

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Chapada, “uma guarnição da unidade flagrou o veículo Hilux trafegando na contramão e iniciou o acompanhamento ao perceber que o motorista permanecia com uma direção perigosa”.“Foi pedido apoio ao 7º Batalhão e formado o primeiro bloqueio, na altura da Rua 1º de Janeiro. O condutor não respeitou o alerta de parada e um novo bloqueio foi estabelecido por equipes do 7º Batalhão, desta vez na Avenida Santos Lopes”, diz a nota.A polícia diz que “mais uma vez o veículo não obedeceu à ordem de parada, manobrando perigosamente pelo acostamento e dando continuidade à fuga pelo centro da cidade, em alta velocidade, transitando pela contramão, expondo a risco os próprios ocupantes do carro, outros usuários da via e transeuntes”.

O comunicado oficial da Polícia Militar da Bahia relata que “após terem furado dois pontos ostensivos de bloqueio, houve disparo de arma de fogo e os PMs abordaram os ocupantes, momento em que foram constatados dois feridos”.

“Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas no interior do automóvel. A guarnição imediatamente acionou o Samu que socorreu um homem, ferido na perna, e uma mulher, para o Hospital Geral de Irecê, onde a mulher não resistiu ao ferimento.

A Polícia Militar lamenta profundamente o falecimento de Gabriela Moura e reafirma o compromisso com a apuração dos fatos”, encerra o comunicado.