Veja como adotar um dos gatinhos que viviam na colônia de Piatã

Só serão disponibilizados para a adoção animais saudáveis e em condição de ir para um novo lar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2021 às 13:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Igor Santos/Secom

Os gatinhos que faziam parte da colônia de Piatã, que foi vítima de um incêndio no último domingo (4), estão à procura de um lar. Para auxiliar nesse processo de busca de adotantes, a prefeitura está realizando um cadastro de pessoas interessadas. Os interessados podem entrar em contato com a Dipa através do Instagram (@diretoriaanimalsalvador).

O processo é coordenado pela Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Como os animais foram expostos após o incêndio, todos estão sendo acompanhados de perto por profissionais. Só serão disponibilizados para a adoção animais saudáveis e em condição de ir para um novo lar.

De acordo com a assessora técnica da Dipa, Natália Melo, a estimativa é de que a colônia tenha cerca de 200 gatos. “A solução é ter consciência que você tem um bichinho que precisa de amor e carinho, não é um brinquedo”, destaca.

Segundo Natália, alguns gatos foram levados para passar por avaliação médica e já foram castrados, adotados e estão sendo entregues nos lares. “Sempre mobilizamos para que as pessoas adotem. Já temos gatos castrados na colônia, até porque tivemos Castramóvel em Piatã que fez este serviço, e tivemos a procura de pessoas que estão se mobilizando para adoção daqueles que vivem no local”, disse Natália.

A lavadeira Maria José da Silva esteve em Piatã na segunda-feira (6) e adotou uma gatinha, a quem deu o nome de Luna Vitória, “por ser uma vitoriosa”. “Há tempos que quero adotar um gatinho, aí disseram pra vir aqui que eu ia conseguir. Quando vi a reportagem daqui da colônia me interessei mais ainda, me arrumei e vim. A história de Luna é longa, e achei isso que fizeram com os animais uma tremenda malvadeza e um grande crime. Se fizeram isso com os animais, imagine com seres humanos”, diz Maria José.

Castração O projeto de castração municipal atende a cães e gatos a partir dos seis meses até os cinco anos. Para participar da ação, o animal precisa estar com vacina antirrábica em dia, e o dono deve encaminhar o CPF, comprovante de residência e telefone de contato para agendamento através do e-mail [email protected].

É necessário também enviar as informações do animal, como data de nascimento, pelagem e quilo. A partir daí, o bichinho entrará numa lista de espera para a castração gratuita, que é feita no Castramóvel e em clínicas parceiras.