Veja quem são os brasileiros que morreram em acidente com gás no Chile

Os seis estavam no país como turistas e são de uma mesma família

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2019 às 20:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Seis brasileiros foram achados mortos em um apartamento em Santiago, no Chile. As identidades das vítimas foram divulgadas nesta quinta-feira (23) - todos são da mesma família.

Um casal e dois filhos adolescentes moravam na Grande Florianópolis. O segundo casal, que era relacionado ao primeiro, vivia em Hortolândia, no interior de São Paulo. Cinco das vítimas eram catarinenses e uma goiana.

Veja quem são: Fabiano de Souza, 41 anos: é pai de Felipe e Karoliny e marido de Débora. Trabalhava como pedreiro e pescador; (Foto: Reprodução) Débora Muniz Nascimento de Souza, 38 anos: mãe de Felipe e Karoliny, mulher de Fabiano, era professora; (Foto: Reprodução) Karoliny Nascimento de Souza, 14 anos: filha do casal que completaria 15 anos nesta sexta, 21; Felipe Nascimento de Souza, 13 anos: filho do casal, foi o primeiro a apresentar os sintomas da intoxicação; Jonathas Nascimento, 30 anos: irmão de Débora e padrinho de Karoliny - a quem presenteou a viagem de aniversário -, vivia em Hortolândia e era chefe do Departamento Pessoal do Instituto Adventista de Tecnologia; (Foto: Reprodução) Adriane Kruger: natural de Goiânia, era casada com Jonathas e morava em Hortolândia. (Foto: Reprodução)   Vazamento Os turistas brasileiros morreram nesta quarta-feira, 22, em um apartamento em Santiago, no Chile, depois de terem inalado gás, possivelmente monóxido de carbono. Os turistas estavam de férias e haviam alugado um apartamento, por meio de uma plataforma na internet, no centro de Santiago. Eles estavam havia uma semana na cidade.

O grupo passou mal e, nesta quarta, um deles chegou a ligar para um tio, falando frases desconexas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esse familiar acionou o consulado brasileiro. O cônsul foi até o local, mas ninguém abriu a porta. Enquanto isso, os celulares das vítimas tocavam no interior do apartamento sem resposta. Após arrombar o imóvel, a polícia encontrou os brasileiros, quatro adultos e dois adolescentes de 13 e 14 anos, já mortos.

"Havia seis pessoas mortas, quatro adultos e dois menores. Possivelmente, a morte foi causada por emanação de gás", disse o comandante Rodrigo Soto. Quando a polícia chegou ao apartamento, notou que todas as janelas estavam fechadas, o que pode ter provocado a grande concentração de gás.

O caso ocorreu em um edifício localizado na Rua Santo Domingo, a doze quadras do Palácio de la Moneda, sede do governo chileno e ponto turístico na cidade. 

Alta concentração de monóxido de carbono no apartamento em Santiago Agentes do Corpo de Bombeiros fizeram a evacuação imediata do prédio - ruas adjacentes também foram interditadas. Depois, realizaram medições do ar no apartamento e descobriram altas concentrações de monóxido de carbono, gás que não emite odor, mas cuja inalação provoca a morte. 

O segundo comandante do Corpo de Bombeiros de Santiago, Diego Velásquez, disse que a equipe trabalha para esclarecer o que causou a morte dos turistas. Segundo ele, não está descartada a hipótese de que as mortes estejam relacionadas com o tipo de calefação usada nos apartamentos. Na noite desta quarta, bombeiros buscavam possíveis escapamentos de gás no local.