Vendas do varejo caem 0,1% em dezembro ante novembro, revela IBGE

economia
12.02.2020, 09:46:00
Atualizado: 12.02.2020, 09:47:29

Vendas do varejo caem 0,1% em dezembro ante novembro, revela IBGE

Resultado foi menor que a mediana das estimativas do mercado financeiro

As vendas do comércio varejista caíram 0,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi menor que a mediana das estimativas do mercado financeiro, que era positiva em 0,2%. A mediana foi calculada a partir do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,4% a avanço de 0,8%.

Na comparação com dezembro de 2018, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,6% em dezembro de 2019. O resultado veio pior que a mediana das estimativas. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 1,5% a 5,0%, com mediana positiva de 3,4%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,8% no ano de 2019. As estimativas iam de alta de 1,7% a 2,1%, com mediana positiva de 1,9%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,8% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O recuo foi maior do que esperava o mercado financeiro de acordo com a mediana, que estava negativa em 0,2% nessa base de comparação. O dado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 1,2% até uma alta de 1,3%.

Na comparação com dezembro de 2018, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,1% em dezembro de 2019. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 3,7% a 7,6%, com mediana positiva de 5,4%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 3,9% no ano de 2019, perto da mediana das estimativas do mercado financeiro. As projeções iam de avanço de 3,4% a 4,4%, com mediana positiva de 4,0%.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-e-flagrado-agredindo-folioes-no-campo-grande/
Outros dois colegas dele distribuíram cacetadas em outras pessoas na multidão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ultimo-dia-de-carnaval-em-salvador-tem-ivete-daniela-jau-e-geronimo-sem-cordas/
Confira os destaques da despedida do Carnaval com o chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradora-sobe-no-palco-e-danca-com-cantora-no-carnaval-nos-bairros/
No total, são 10 bairros com festas e atrações diversificadas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carnaval-policial-de-folga-se-envolve-em-briga-atira-e-fere-tres-pessoas-no-centro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-6-a-teoria-da-impenetrabilidade/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedido-de-noivado-feito-por-gandhy-marca-inicio-de-desfile-na-barra-veja-video/
Casal de professores começou namoro durante a folia há dois anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-do-carnaval-destaca-pabllo-vittar-gandhy-e-pipocas/
Chefe de reportagem indica o que tem de bom hoje
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hit-no-carnaval-a-chegada-do-brega-funk-na-folia-baiana/
Em alta em todo o país, DJ Pedro Sampaio é um dos nomes mais relevantes do gênero que invadiu os trios
Ler Mais