Viagens aéreas e (falta de) informação

artigo
19.07.2019, 05:04:00

Viagens aéreas e (falta de) informação

Poucos, entre os que costumam viajar de avião, chegam a refletir sobre a tecnologia e a rede intrincada de eventos que permite que mais de 85% dos voos decolem no horário previsto e contratado. Modelos bastante complexos e sistemas de informação dos mais diversos garantem roteamentos otimizados, facilidade na reserva e compra de passagens e até o acompanhamento em tempo real de cada um dos voos comerciais em curso nesse exato momento. No entanto, há situações em que a presumível associação entre viagem aérea e agilidade fica seriamente comprometida.

As situações não conformes na aviação comercial são normais, previsíveis e até compreensíveis. Para que um passageiro possa viajar no horário previsto é necessária uma combinação de consonâncias envolvendo a aeronave, a tripulação, as condições climáticas, o terminal aéreo e, logicamente, o passageiro. O que causa espanto é a incapacidade dos principais atores envolvidos na atividade de transporte de passageiros em diminuir os transtornos nessas situações. Frequentemente, o que se observa é a inexistência de protocolos e de fluxos lógicos de ações em função do tipo de não conformidade observado, sobressaindo nessas situações a incapacidade de se comunicar e de disseminar informações.

As companhias aéreas, mesmo quando têm ciência antecipada de atrasos não desprezíveis, não conseguem estabelecer comunicação tempestiva com o passageiro, evitando deslocamento desnecessário ao aeroporto. Desse modo, além de arcar com a insatisfação do passageiro de não chegar ao seu destino no horário esperado, acumula as contrariedades associadas a uma longa, desconfortável e desnecessária permanência nos terminais de embarque. 

Quando o atraso se deve a um problema mais grave e os passageiros são deslocados para hotéis ou para as suas residências e novamente convocados para um novo procedimento de check-in e embarque, a situação se torna ainda mais caótica. Causa espanto que, mesmo com os diversos recursos de interação proporcionados pela internet e com o acesso praticamente irrestrito dos passageiros aos aparelhos e aplicativos de celular, a comunicação ainda se estabeleça a partir do obsoleto, lento e ineficaz formato um a um. Não raro, os últimos passageiros comunicados mal possuem tempo de se deslocar ao aeroporto no horário recomendado.

A situação mais dramática, no entanto, se dá quando há demandas de alteração dos voos subsequentes. Reconhecida a qualidade e a facilidade de marcação de reservas nos sistemas de informação das companhias aéreas, ignora-se a razão pela baixa prioridade atribuída à gestão das situações de exceção. Não seria natural se pensar numa função automática contingencial que apresentasse ao passageiro possibilidades de remarcação das reservas para as suas conexões com maior autonomia?

A Associação Internacional de Transportes Aéreos registrou no último ano mais de 4 bilhões de passageiros. Sendo assim, 15% de atrasos representam 600 milhões de passageiros anuais submetidos ao desconforto causado pela má gestão das não conformidades. Informação é um ativo precioso para passageiros e companhias aéreas, estratégico para uma atividade econômica que tem o seu sucesso determinado pela sua qualidade logística.

* Horacio Nelson Hastenreiter Filho é professor e diretor da Escola de Administração da Ufba


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais