Vídeos mostram queda de torre da catedral de Notre Dame durante incêndio

Fogo teria começado na base da torre; ainda não há registro de mortos ou feridos

Publicado em 15 de abril de 2019 às 15:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Twitter

O incêndio que atinge a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, na França, na tarde de segunda-feira, 15, teria começado na base da torre, que caiu pouco depois das 15h (horário de Brasília).

Segundo o Corpo de Bombeiros local, o fogo pode estar relacionado a obras de restauração que estavam sendo feitas no edifício, que data de 1163. A polícia de Paris, no entanto, diz que é cedo para identificar as causas do incêndio e assegura que ainda não há registro de vítimas das chamas. 

No Twitter, vários perfis postaram o momento em que a torre despenca. Confira de alguns ângulos.

A catedral passa por um processo de restauração em sua torre estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). Mais cedo, podiam ser vistas chamas e fumaça preta na base da torre. As chamas se projetam, além de seus dois sinos torres, segundo testemunhas.

A prefeitura de Paris isolou o local e está montando um grande efetivo para combater as chamas. A catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade. As chamas atingem principalmente a nave principal da catedral gótica. Incrédulos, pedestres pararam ao longo do Rio Sena, que margeia a catedral, para assistir ao incêndio.

"Um terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre Dame. Os bombeiros estão combatendo as chamas", disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta no Twitter. "Estamos em contato com a Diocese de Paris e peço que a população respeite o perímetro de segurança." Foto: Robertinho Chaves/Leitor CORREIO O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um discurso que faria nesta tarde sobre a crise dos "coletes amarelos" - manifestantes contrários a seu governo que há meses tomam as ruas do país em protestos - em virtude do incidente. 

Repercussão do incêndio da catedral gótica O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos primeiros líderes mundiais a comentar o incêndio na histórica igreja parisiense. "Horrível de ver", disse o republicano, que recomendou que os bombeiros usem aviões para combater as chamas. (Com agências internacionais).