Vitória aceita proposta e negocia atacante Samuel ao futebol japonês

e.c. vitória
28.12.2021, 20:29:00
Samuel começou bem a temporada 2021 e marcou nove gols pelo rubro-negro (Foto: Letícia Martins/EC Vitória)

Vitória aceita proposta e negocia atacante Samuel ao futebol japonês

Jogador de 21 anos vai atuar no continente asiático em 2022

Cria das categorias de base do Vitória, o atacante Samuel vai jogar do outro lado do mundo em 2022. O rubro-negro aceitou uma oferta do futebol japonês e está em fase de realizar os trâmites burocráticos da venda do jogador. 

O acerto foi confirmado pelo presidente em exercício do Vitória, Fábio Mota, durante entrevista à Rádio Sociedade, na noite desta terça-feira (28). No acordo, o time baiano vai receber 500 mil dólares (cerca de 2,8 milhões) por 51% dos direitos econômicos do atleta. A negociação estava em curso desde o fim da Série B.

"Houve uma proposta de 400 mil dólares, mas nós pedimos 600 mil por 51%. O clube japonês, depois de uma longa negociação, ofereceu 500 mil dólares. Fizemos o aceite da proposta de 500 mil dólares por 51% e agora estamos aguardando os trâmites do clube japonês. Ainda não vendemos Samuel, estamos em tratativas, se ocorrer a venda deve acontecer no próximo ano. Esse valor já entra no orçamento de 2022", explicou Fábio Mota.

Apesar de não confirmar o nome do clube japonês, o destino de Samuel será o Oita Trinita, equipe que em 2022 vai disputar a segunda divisão japonesa. 

Aos 21 anos, Samuel surgiu como grande promessa na base do Vitória. Ele fez um bom primeiro semestre pelo time principal, sendo artilheiro da equipe e ajudando o Leão a chegar na fase semifinal da Copa do Nordeste. 

No entanto, o centroavante não conseguiu manter o desempenho durante a Série B. Apesar de ter começado a competição como titular, ele perdeu espaço ao longo do torneio e passou a ser opção no banco de reservas. 

Samuel conviveu ainda com problemas físicos e chegou a ser criticado publicamente pelo técnico Wagner Lopes. Ao todo, o garoto vestiu a camisa rubro-negra em 46 partidas e anotou nove gols em 2021.

Reforço no cofre
A venda chega em boa hora para o Vitória. Com o rebaixamento à Série C e, consequentemente, perda de receitas, o Leão tem o desafio de negociar atletas formados nas categorias de base para equilibrar as contas no próximo ano.

De acordo com a proposta orçamentária apresentada pela diretoria e aprovada pelo Conselho Deliberativo, dos R$ 29 milhões orçados, o clube projeta arrecadar pelo menos R$ 13 milhões com a venda de ativos. 

Segundo Fábio Mota, é possível que outros jogadores deixem o clube no início do próximo ano. Segundo ele, um atleta em questão já recebeu proposta, mas o nome foi mantido em sigilo. Mota explicou ainda que, com a saída de Samuel, o Vitória deve ir ao mercado em busca de reforços para o ataque. Até o momento o clube já fez 14 contratações visando a próxima temporada.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas