Vitória busca feito inédito diante do Grêmio na Copa do Brasil

e.c. vitória
27.07.2021, 05:00:00
Técnico Ramon Menezes tentará levar o Vitória às quartas de final da Copa do Brasil (Divulgação ECVitória)

Vitória busca feito inédito diante do Grêmio na Copa do Brasil

Primeiro jogo das oitavas de final acontece nesta terça-feira (27), às 21h30, no Barradão

Disputar duas competições ao mesmo tempo pode sobrecarregar o elenco fisicamente e dificultar a logística do calendário, mas, nesse momento da temporada, é uma boa oportunidade para o Vitória mudar a chave e buscar novo ânimo. Com desempenho ruim na Série B do Brasileiro, o Leão dá uma pausa na divisão de acesso para jogar a Copa do Brasil.

Nesta terça-feira (27), às 21h30, o rubro-negro encara o Grêmio na primeira partida das oitavas de final do torneio, no Barradão. O duelo de volta acontece no dia 3 de agosto, às 19h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

"É uma outra competição, muito importante para o grupo, muito boa para a projeção de atletas. A gente sabe da nossa responsabilidade, da grandeza que é esse jogo, com um grande adversário. Agora é esquecer o Brasileiro da Série B e focar na Copa do Brasil", afirmou o técnico Ramon Menezes.

O Vitória vai enfrentar uma equipe gaúcha pela segunda vez nesta edição. Na terceira fase, o rubro-negro eliminou o Internacional ao vencer o segundo jogo de virada, por 3x1, no estádio Beira-Rio, justamente na estreia de Ramon sob o comando do Leão. Antes, o Leão já havia passado por Águia Negra e Rio Branco.

Ao avançar contra o Internacional, o Vitória manteve a escrita de nunca ter sido eliminado pelo colorado na Copa do Brasil. Se conseguir fazer o mesmo com o Grêmio, quebrará um tabu. O rubro-negro nunca conseguiu eliminar o tricolor gaúcho no torneio nacional.

Vitória e Grêmio já se encontraram duas vezes na competição, ambas em disputas de quartas de final, nas edições de 1994 e 1997. Nas duas ocasiões, o time tricolor avançou. No primeiro embate, o Grêmio venceu os dois jogos por 1x0. No segundo, triunfo tricolor por 2x0 e depois empate em 3x3.

Para as duas equipes, a edição deste ano é uma alternativa para melhorar a fase na temporada, já que atualmente vivem situações bem delicadas no Campeonato Brasileiro. O Vitória é o 15º colocado da Série B com os mesmos 12 pontos de quatro times que estão abaixo dele na tabela. A fase do Grêmio é ainda pior na Série A. O time gaúcho é o vice-lanterna, à frente apenas da Chapecoense. 

"As duas equipes estão vivas dentro dessa competição, buscando passar de fase. Nós temos que ter em mente a mesma dificuldade que foi lá diante do Inter na minha chegada", alertou Ramon Menezes.

Para a partida, o técnico contará com o retorno do volante Pablo Siles, que não participou da derrota por 2x1 para o CSA, no último sábado, pela Série B, porque estava suspenso. Pelo mesmo motivo, o atacante Guilherme Santos também volta a ficar à disposição.

No entanto, os atacantes Wesley e Dinei estão fora. O primeiro está com uma torção no tornozelo. O segundo machucou o joelho esquerdo e ainda terá diagnóstico confirmado após exame. Também estão vetados o lateral direito Raul Prata, o volante Fernando Neto e os zagueiros Wallace e Thalisson Kelven. 

Ramon não revelou as mudanças que pretende fazer no time titular. Uma das possibilidades é escalar o Vitória com Ronaldo, Cedric, Mateus Moares, Marcelo Alves e Pedrinho; João Pedro, Gabriel Bispo, Pablo Siles e Eduardo; David e Samuel.

Assim como o time baiano, o Grêmio também tem desfalques. Machucados, os atacantes Diego Souza e Douglas Costa nem viajaram, bem como Rafinha e Kannemann. O zagueiro Pedro Geromel está relacionado após desconforto no quadril, mas não tem retorno ao time confirmado.

O técnico Felipão deve mandar o Grêmio a campo com Gabriel Chapecó, Vanderson, Paulo Miranda, Ruan, Geromel (Rodrigues) e Guilherme Guedes; Fernando Henrique, Bobsin e Jean Pyerre; Alisson e Ricardinho.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas