Vitória encaminha venda de Lucas Ribeiro para time da Alemanha

Zagueiro está com a seleção sub-20 e pode nem jogar mais pelo Leão; venda será a maior da história do clube

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 17:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

O Vitória está prestes a resolver seus problemas financeiros, intensificados após o rebaixamento à Série B. O zagueiro Lucas Ribeiro, 19 anos, está em negociação avançada para ser vendido a um time da Alemanha, ainda não revelado.

A negociação está por detalhes, como exames médicos e assinatura do contrato. “Estou aqui, na minha mesa, com uma proposta concreta por Lucas Ribeiro e estamos avaliando. De venda para o futebol europeu, diretamente”, afirmou o presidente Ricardo David em entrevista ao Bate-Pronto Podcast, publicado na quinta-feira (17).

Segundo apurou o CORREIO, a venda será a maior da história rubro-negra. O recorde pertence a outro zagueiro revelado na Toca, Gabriel Paulista, que em agosto de 2013 deixou o Leão rumo ao Villarreal, da Espanha, por 3,3 milhões de euros (R$ 10 milhões na cotação da época), referentes aos 70% dos direitos econômicos que o clube detinha. A venda de Marinho, em janeiro de 2017, embora tenha sido efetuada por 5 milhões de euros (R$ 17 milhões), rendeu ao Leão metade do valor, porque o clube tinha 50% dos direitos do atacante.

Lucas Ribeiro estreou como profissional no dia 23 de agosto do ano passado, na derrota de 1x0 para o Flamengo, no Maracanã, pela Série A. Foi lançado pelo técnico Paulo Cézar Carpegiani, que tentava melhorar a performance da defesa, na época com média de dois gols sofridos por jogo no Brasileirão.

Virou titular absoluto, foi convocado para amistosos da seleção brasileira sub-20 e, em dezembro, acabou convocado para o Sul-Americano da categoria, em que o Brasil estreia sábado (19), contra a Colômbia, no Chile. Por isso, ele tem desfalcado o Vitória desde a pré-temporada. Lucas tem contrato com o Leão até 2021.