Vitória tem 40% de chance de cair para Série C; veja as contas

e.c. vitória
12.01.2021, 05:00:00
Elenco do Vitória precisará mostrar força na reta final da Série B para se manter na divisão nacional (Pietro Carpi/ Divulgação ECVitória)

Vitória tem 40% de chance de cair para Série C; veja as contas

Os adversários diretos e o caminho do rubro-negro para escapar da degola

A situação do Vitória na Série B já era delicada e ficou ainda mais após a derrota para o líder América-MG. A goleada por 4x0 não só magoou os corações rubro-negros como aumentou o risco de rebaixamento. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 40,7% de chande de cair para a Série C.

O Vitória foi ultrapassado pelo Náutico e, agora em 16º lugar, soma 37 pontos e está a apenas um do Figueirense, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O bom é que entrará em campo contra o Avaí, quarta-feira (13), já sabendo dos resultados dos oponentes, que jogam nesta terça. A partida será a segunda consecutiva fora de casa, às 19h, no estádio Ressacada, em Florianópolis. Com 47 pontos, a equipe catarinense tem chance remota de obter o acesso.

Com 37,4% de aproveitamento no campeonato, o Leão não vence há quatro rodadas e certamente não terá vida fácil nas cinco derradeiras, em que terá pela frente a vice-líder Chapecoense, além de dois times que ainda lutam pelo acesso. Um é o Avaí, o outro é o Guarani.

A equipe comandada pelo técnico Rodrigo Chagas vai encarar só um adversário que briga contra o rebaixamento, o Botafogo-SP, na penúltima rodada. Na última, apesar do jogo ser fora de casa, o Brasil de Pelotas certamente já não terá pretensões. Atualmente com 44 pontos, tem chances ínfimas de acesso e rebaixamento (veja a tabela do Vitória e dos concorrentes acima).

Assim como o Vitória, outros cinco clubes lutam contra o rebaixamento. Matematicamente ainda não foi sacramentada a queda de nenhum, mas, na prática, o Oeste está rebaixado. Tem 23 pontos e, se ganhar todos os jogos restantes, chegará a 38, somente um ponto a mais do que o time baiano, primeiro fora da zona, já soma hoje.

A equipe paulista cumprirá tabela contra Cruzeiro, Confiança, Sampaio Corrêa e outros dois rivais que tentam afrouxar ou tirar a corda do pescoço: Náutico e Paraná.

Com sete pontos a mais que o Oeste, o Botafogo-SP também vive drama pra lá de complicado. A situação é tão delicada que os matemáticos apontam 97,7% de risco de rebaixamento. O vice-lanterna soma 30 pontos. Na reta final, vai encarar o líder América-MG e um adversário direto, o Vitória, na penúltima rodada. Os outros adversários são Sampaio Corrêa, CSA e Operário.

Com 85,2% de risco de rebaixamento aparece o Paraná, 18º colocado, com 33 pontos. O Oeste será o único rival teoricamente fácil que vai enfrentar, na penúltima rodada. Tem pela frente também dois rivais que brigam para conquistar o acesso, o CSA e o Cuiabá, além de Sampaio Corrêa e Cruzeiro.

Primeiro time dentro do Z4, em 17º lugar, o Figueirense é o concorrente que mais preocupa o Vitória. Tem 36 pontos, só um a menos que o Leão. Vai enfrentar um time que ocupa o G4, a Chapecoense, além do Juventude, 5º colocado que briga a ponto para conquistar o acesso. O Figueirense também encara Ponte Preta, que corre por fora na briga pelo acesso, Brasil de Pelotas e CRB. 

Entre os times que estão na prática brigando com o rubro-negro, o Náutico é o único que está acima na tabela. Com 38 pontos, aparece em 15º lugar e diminuiu o risco de queda após vencer o Paraná na rodada passada: 19,1%. Apesar da reação na reta final, o Timbu tem duas pedreiras pela frente: o líder América-MG e o CSA, 4º colocado, na última rodada. Também enfrentará Ponte Preta, Cruzeiro e Oeste.

Náutico
15º lugar, com 38 pontos
Risco de rebaixamento: 19,1%
Jogos:
Náutico x América-MG
Ponte Preta x Náutico
Náutico x Oeste
Cruzeiro x Náutico
Náutico x CSA

Vitória
16º lugar, com 37 pontos
Risco de rebaixamento: 40,7%
Jogos:
Avaí x Vitória
Vitória x Chapecoense
Guarani x Vitória
Vitória x Botafogo-SP
Brasil de Pelotas x Vitória

Figueirense
17º lugar, com 36 pontos
Risco de rebaixamento: 56,1%
Jogos:
Chapecoense x Figueirense
Figueirense x Brasil de Pelotas
CRB x Figueirense
Juventude x Figueirense
Figueirense x Ponte Preta

Paraná
18º lugar, com 33 pontos
Risco de rebaixamento: 85,2%
Jogos:
Paraná x CSA
Sampaio Corrêa x Paraná
Paraná x Cuiabá
Oeste x Paraná
Paraná x Cruzeiro

Botafogo-SP
19º lugar, com 30 pontos
Risco de rebaixamento: 97,7%
Jogos:
Botafogo-SP x Sampaio Corrêa
América-MG x Botafogo-SP
Botafogo-SP x CSA
Vitória x Botafogo-SP
Botafogo-SP x Operário

Oeste
20º lugar, com 23 pontos
Risco de rebaixamento: 99,99%
Jogos:
Cruzeiro x Oeste
Oeste x Confiança
Náutico x Oeste
Oeste x Paraná
Sampaio Corrêa x Oeste

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas