Vitória tem a 6ª melhor campanha da Série B após a Copa América

e.c. vitória
13.08.2019, 05:25:00
Atualizado: 13.08.2019, 11:23:33
Equatoriano Jordy Caicedo durante treino no Barradão (Ascom / EC Vitória)

Vitória tem a 6ª melhor campanha da Série B após a Copa América

Leão só não sai do Z4 por conta de início ruim na competição

É fato, torcedor: o Vitória está em recuperação na tabela da Série B. Não é somente uma sensação de quem foi ao Barradão nas últimas três partidas em casa do rubro-negro. Os dados recentes comprovam que o Leão encontrou um caminho para tentar deixar a zona de rebaixamento.

O CORREIO fez um levantamento do desempenho das 20 equipes da Série B após a pausa para a disputa da Copa América. Até o encerramento da 15ª rodada, no domingo (11), cada equipe havia feito sete jogos neste recorte.

A partir dos dados levantados, foi elaborada uma tabela. Nela, o Vitória aparece com a sexta melhor campanha.

Nas últimas sete rodadas, o Leão somou 10 pontos - com um aproveitamento, portanto, de 47,6%. Foram três vitórias, um empate e três derrotas. Marcou oito gols e sofreu sete.

É uma campanha modesta, mas que já contrasta radicalmente com a de antes da pausa. O rubro-negro foi para a intertemporada com o pior desempenho da Série B, com só quatro pontos somados. Um triunfo, um empate e seis derrotas.

Com a sexta melhor campanha após a Copa América, o Vitória está à frente de todos os times que foram para a intertemporada no G4. O Bragantino, líder, somou nove pontos no recorte (o jogo Bragantino 4x0 Operário, que abriu a 16ª rodada na noite de segunda-feira, não entra na contagem); Botafogo-SP, Londrina e Ponte Preta fizeram oito desde então.

Por que o Z4?
Ao saber que o Vitória tem a sexta melhor campanha após a Copa América, pode surgir na mente do torcedor a pergunta: por que, então, o Leão ainda não deixou a zona do rebaixamento – onde está há 12 rodadas seguidas?

A resposta é que, além do mau início na Série B, o rubro-negro ainda deu azar dos seus principais rivais contra a degola começarem a pontuar em ritmo igual ou maior do que o dele.

Quem mais pontuou no levantamento foi o Cuiabá. O time de Mato Grosso é o único que ainda não perdeu após a Copa América. Somou nada menos que 15 pontos em três empates e quatro vitórias, uma delas, inclusive, no Barradão por 1x0 .

O detalhe é que o Cuiabá foi para a intertemporada como 15º colocado, na porta da zona. Ao final da 15ª rodada já belisca o G4, em oitavo.

Mas a campanha que mais prejudicou o Vitória foi a do Operário. O time paranaense era o 17º colocado, primeiro da zona de rebaixamento, no começo da Copa América. A equipe somou 14 pontos nos últimos sete jogos, terceira melhor campanha desde a pausa. Como efeito, subiu para o 11º lugar antes da 16ª rodada iniciar - pontuação que continua, já que perdeu do Bragantino.

Além do Operário e do Vitória, o Z4 na época da pausa era composto também pelo América-MG, 18º, e Guarani, 19º. Desde então, os dois rivais diretos do Leão têm somado num ritmo menor, porém semelhante ao do rubro-negro baiano.

O América fez nove pontos, um a menos que o Vitória. O Guarani somou oito. A consequência se vê na tabela: o Leão passou os dois na rodada anterior, mas todos seguem no Z4. O outro time na zona de rebaixamento é o Guarani, lanterna da competição.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-lanca-clipe-de-parabens-nova-musica-em-parceria-com-psirico-assista/
Com participação de Márcio Victor, cantora sensualiza em clipe dominado por azul
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-agride-mulher-que-dancava-em-frente-a-viatura-em-sp-veja-video/
Situação semelhante foi levada com bom humor por PMs de Salvador; reveja
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-chegam-a-tres-praias-de-vera-cruz-na-ilha-de-itaparica/
Manchas ainda não afetam a Baía de Todos-os-Santos, garante Inema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-lider-do-psl-na-camara-chama-bolsonaro-de-vagabundo/
Na mensagem, Delegado Waldir fala em "implodir o presidente"
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grande-quantidade-de-oleo-liquido-invade-pedra-do-sal-e-atinge-corais-e-animais/