Vitória volta a treinar na Toca do Leão após três meses

Elenco seguiu protocolo e aprimorou a forma física na primeira atividade no centro de treinamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2020 às 12:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação ECVitória

A saudade era grande. Do gramado, da bola e da velha resenha. Após três meses, os jogadores do Vitória voltaram a treinar nesta quarta-feira (17) na Toca do Leão. "Foi um dia muito especial por rever os amigos com aquela resenha do futebol. Tinha a saudade de ter o contato com a bola de novo, que a gente teve hoje. Foi muito bom esse primeiro contato com o clube", festejou o atacante Vico. 

Na última segunda-feira (15), a Prefeitura de Salvador autorizou a retomada dos treinos de times de futebol profissional. Por causa da pandemia de coronavírus, o centro de treinamento rubro-negro estava com as atividades suspensas desde 17 de março. O Vitória deu férias coletivas em abril e de maio pra cá vinha realizando treinos físicos ao vivo com o grupo através de plataformas digitais. 

"Foi muito bom ter voltado aos treinos depois desse longo período que a gente teve em casa, voltar a ver os amigos e os profissionais que trabalham com a gente. É ainda um pouco estranho chegar e ver tudo modificado para treinar, um longe do outro, mas a gente sabe que nessa volta é segurança até para nós mesmos", afirmou Vico.

Para reabrir o centro de treinamento, o clube precisou implantar protocolos exigidos pela Prefeitura de Salvador. Na terça-feira (16), 31 atletas e outras 23 pessoas, entre integrantes da comissão técnica e funcionários, foram testados para covid-19. De acordo com o clube, todos os exames deram negativo. Baixas na testagem coletiva por ainda estarem se deslocando para Salvador, o goleiro César, o lateral esquerdo Thiago Carleto, o volante Gerson Magrão e o meia Eduardo se apresentaram nesta quarta, fizeram exame e foram liberados para treinar em seguida. O clube informou que eles também testaram negativo.

Os volantes Gabriel Bispo e Rodrigo Andrade foram os únicos dos 37 jogadores do elenco do Vitória que não estiveram presentes neste primeiro treino. O protocolo de segurança não permite a presença da imprensa. De acordo com a assessoria de comunicação do clube, todos os atletas tiveram a temperatura medida na chegada à Toca do Leão e receberam um kit contendo bola, água, isotônico, álcool gel e líquido.  

Os atletas foram divididos em quatro espaços. A atividade dos jogadores de linha foi comandada pelos preparadores físicos Ednilson Sena e Rodrigo Santana. Divididos em dois grupos, eles aprimoraram a forma física e tiveram contato com bola nos dois campos de treinamento de grama natural disponíveis na Toca do Leão. Quando um grupo finalizava o trabalho, um funcionário uniformizado fazia a higienização do local para a utilização do seguinte.

O primeiro contou com Jordy Caicedo, Vico, Léo Ceará, Fernando Neto, Negueba, Van, Ruan Levine, Maykon Douglas, João Victor, Alisson Farias, Jonathan Bocão, Felipe Garcia, John, Jean, Maurício Ramos, Carlos e Figueiredo. O outro grupo reuniu Thiago Carleto, Eduardo, Gérson Magrão, Romisson, Júnior Viçosa, Léo Morais, Rafael Carioca, Guilherme Rend, Gabriel Furtado, Eron, Wellisson, Matheus Tenório e Rodrigo Carioca. 

Os quatro goleiros treinaram a parte física e técnica na área externa do gramado do estádio Barradão. A primeira dupla foi formada por Lucas Arcanjo e Ronaldo. Na sequência, o recém-contratado César e Yuri, promovido do sub-23, entraram em cena. Em recuperação da cirurgia no joelho, o goleiro Martín Rodriguez trabalhou na academia ao ar livre montada no estacionamento do clube. 

O auxiliar técnico Bruno Pivetti se apresentou ao clube nesta quarta-feira e passou por exame. Nesse primeiro momento, apenas ele irá acompanhar os treinamentos. Também auxiliar técnico, Flávio Tanajura se juntará ao grupo numa segunda etapa de atividades. Com 71 anos, o técnico Geninho faz parte do grupo de risco da covid-19 e seguirá em Santos, no litoral de São Paulo, onde mora. Ainda não há previsão do retorno dele a Salvador, que deve ocorrer quando houver uma definição da retomada dos campeonatos. Antes da paralisação, o Vitória estava disputando o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e se preparava para a Série B do Campeonato Brasileiro.  

"Agora é voltar a treinar o mais forte possível, pois a gente sabe que o calendário vai ser mais curto, vai ser um calendário rápido, então a gente tem que tentar se preparar o quanto antes pra quando voltarem os jogos a gente estar bem preparado pra não sentir tanto nessa volta", projetou Vico.