Viva a economia junina!

artigo
23.06.2020, 21:58:06
Atualizado: 23.06.2020, 22:04:18

Viva a economia junina!


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Estamos no mês das festas juninas, momento de comemorar os santos Antônio, João e Pedro. Eventos que se destacam pelas tradições religiosas, por festejarem santos católicos, e culturais, com as suas músicas, quadrilhas e forros, sem faltar na gastronomia enriquecida pelas canjicas, bolos de aipim, carimã e coco, entre outros. E mais o amendoim, milho cozido, mungunzá e os tradicionais licores com suas variedades de sabores, sempre destacando o de jenipapo.

Analisando a importância dos eventos juninos para a economia da região nordestina, percebemos o valor da economia criativa e a sua aplicabilidade no crescimento desse pedaço tão querido de Brasil.

Quando entendemos que a economia criativa promove desde a criação até a distribuição de produtos e serviços que usam conhecimento, criatividade e o ativo intelectual, vivenciamos uma festa que tem uma relação intima e interligada com a economia criativa, seja através dos já citados aspectos gastronômicos e artísticos, mas também com a arquitetura dos cenários, palcos e iluminações, da publicidade e do design, da preservação da cultura e das tradições, artesanato, moda, e as diversas possibilidades de comunicação, sejam através do cinema e dos vídeos, rádios, jornais e emissoras de televisão. Em tudo a festa toca, da alma ao orgulho do povo, todos se movimentam e faz acender a fagueira da alegria, dos encontros, e promove a economia local com feiras, artesanatos, festas nos domicílios e eventos diversos, o destaque vai para a criatividade e inovação na criação de produtos e serviços que atendam às necessidades dos agentes envolvidos nessa comemoração.

A Economia Criativa tem como reserva de valor a intangibilidade, destacando a criatividade e a inovação, marcando uma ruptura com os modelos econômicos anteriores, que se colocam de forma mais ortodoxa. Essa nova dinâmica exigirá de cada participante “inovação” e “criatividade” em relação ao processo produtivo e de atividades de mercados, para fomentar os direitos de propriedade intelectual e comercial. Nesse sentido as festas juninas, principalmente o São João, tão destacadas em nosso estado, não só nos trazem alegrias, como também divisas, com o incremento do turismo local e geração de emprego e renda. Mesmo em quarentena a festa junina preserva as suas tradições e com criatividade e inovação muda a forma, mas mantem as principais características dos ritos em louvor aos três santos de junho.

Floriano Barboza Silva é coordenador do Curso de Administração da UFBA

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/chico-kertesz-e-o-cara-das-lives/
Conhecido como diretor de clipes, Chico é também realizador de lives de Ivete, Bell e Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/intolerancia-religiosa-busto-de-mae-gilda-e-alvo-de-vandalismo-pela-2a-vez/
Criminoso, que acabou preso, disse que ataque em Itapuã foi a mando de Deus. 'Que Deus é esse?', questiona Mãe Jaciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/flamengo-volta-a-bater-o-fluminense-e-conquista-36o-titulo-do-cariocao/
Vitinho marcou nos acréscimos no Maracanã de arquibancadas vazias; provocação de Michael quase deu em briga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/flamengo-x-fluminense-assista-a-decisao-do-campeonato-carioca/
Rubro-negro joga com vantagem após vencer jogo de ida por 2x1
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medica-critica-sesab-por-apreender-remedios-doados-para-pacientes-com-covid-19/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tom-hanks-diz-que-covid-19-deixou-seus-ossos-sensiveis-rachando-por-dentro/
Ator e esposa pegaram a doença juntos, mas tiveram sintomas bem distintos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/strada-rodamos-na-bahia-com-a-nova-geracao/
Picape da Fiat agora tem cabine dupla com quatro portas e central multimídia que faz espelhamento sem fio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-campanha-especial-sobre-nova-linha-de-tvs/
Vídeos apresentam novidades das novas smarTVs da empresa
Ler Mais