Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 31 de agosto de 2019 às 05:00
- Atualizado há um ano
A Volkswagen anunciou na Europa a produção de um SUV completamente na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O destaque fica por conta da criação do produto, de acordo com a empresa alemã ele foi concebido no Brasil. “É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global”, afirmou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Por enquanto apenas o esboço da silhueta do novo veículo foi revelada (Foto: Divulgação) O novo veículo, que teve apenas um esboço revelado será feito na mesma base de Polo, Virtus e T-Cross, a MQB A0. O modelo, no entanto, ficará posicionado imediatamente abaixo do T-Cross e manterá os 2,56 metros de distância entre-eixos do Polo. A mecânica deverá ser compartilhada com este modelos, mas os sistema de infotainment, que congrega os sistemas de áudio, conectividade e multimídia do veículo, serão novos.
Cerca de 50 engenheiros trabalharam nesta parte do projeto que será exportado a partir do Brasil e também estará em outras linhas de montagem da marca pelo mundo. Chamado inicialmente de New Urban Coupé, o novo veículo deverá ser batizado oficialmente de T-Sport, como revela o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além do Brasil, o SUV será produzido na também na Europa.
VOLKSWAGEN PERDE ANTIGO LÍDER Na segunda-feira (26), faleceu Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Porsche e ex-dirigente da Volkswagen. Nascido em 17 de abril de 1937, em Viena, na Áustria, o executivo ficou famoso por ter comandado a Volkswagen e também por ter sido o entusiasta por trás de muitos projetos do grupo. Piëch, a direita, com o primo Alexander e o avô Porsche. E um evento da Volks em 2013 (Foto: Divulgação) O austríaco trabalhou na marca alemã entre 1963 e 1972. Na sequência foi para a Audi e marcou época ao introduzir uma série de modelos ousados e tecnológicos. Graças ao seu empenho Piëch conseguiu erguer a Audi como marca premium - antes disso a empresa basicamente apenas acrescentava luxo a modelos originários da VW.
O executivo retornou a VW em 1993 e encontrou a empresa em situação caótica: a marca estava a três meses da falência. Foi ele que arquitetou um plano de revitalização impressionante. O grupo passou a usar mecânica e plataformas comuns entre as empresa, incluindo a espanhola Seat e a a tcheca Škoda, companhias que foram adquiridas nesse período. Com isso, a produção e investimentos foram racionalizados e a lucratividade retornou. Daí em diante o conglomerado cresceu. Piëch, que se aposentou em 2015, foi o responsável pela aquisição da italiana Lamborghini, da britânica Bentley e da francesa Bugatti. A Volks seguiu essa estratégia e atualmente tem duas marcas de caminhões (Scania e MAN) e uma de motos, a Ducati.
ACORDO JAPONÊS A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital para estabelecer e promover uma parceria de longo prazo e fomentar a colaboração em novos segmentos, incluindo o de direção autônoma.
As empresas começaram a conversar sobre a parceria comercial em 2016 e, desde então, continuaram incluindo detalhes específicos. Desde março as fabricantes estão fazendo considerações específicas para se dedicarem ao desenvolvimento de produtos e à colaboração na produção, além de promover suprimento mútuo de produtos, unindo a força da Toyota em tecnologias de eletrificação à tecnologia para compactos da Suzuki.
Para desenvolver e promover uma parceria de longo prazo, a Toyota e a Suzuki planejam adquirir as ações umas das outras com base na aliança.
PAGAMENTO PELO ADESIVO A Nissan e o Sem Parar fecharam um acordo inédito que vai permitir a possibilidade de pagar diversos serviços usando apenas o carro. Por meio da parceria, os veículos Nissan serão disponibilizados de fábrica com o sistema do Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa. A Nissan estabeleceu uma parceria com a Sem Parar para o pagamento de contas (Foto: Divulgação) Os clientes da Nissan receberão o carro com o adesivo e poderão optar por ativá-lo ou não. Se decidirem pelo acionamento junto ao Sem Parar, terão dois planos com valores e ofertas especiais.
35 ANOS DO UNO A Fiat está comemorando este mês os 35 anos de um dos seus modelos mais populares no Brasil, o Uno. Já foram produzidas cerca de 4 milhões de unidades do modelo no país, de onde é exportado para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru e Uruguai.
AUTOS NA QUARTA-FEIRA Por causa do feriado da Independência do Brasil, no próximo sábado (7), vamos antecipar esta coluna para quarta-feira, dia 4 de setembro.