YouTube tira do ar dois canais do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Produtor de conteúdo é investigado por disseminação de fake news

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 09:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dois canais do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foram tirados do ar pelo YouTube na noite desta quarta-feira (3). Allan é investiago em inquéritos que apuram a disseminação de fake news e a organização e financiamento de atos antidemocráticos. 

Os usuários que tentam ver algum dos vídeos postados nas páginas são recepcionados com a mensagem informando que a página está “indisponível”.

Já na busca interna da própria plataforma, não aparece nenhum resultado quando o termo “Terça Livre” é informado – o canal “reserva” também foi bloqueado. No site mantido pelo blogueiro, um texto informa que o administrador do canal foi avisado de que as contas foram derrubadas por “violar os termos e serviços do YouTube”.

Recentemente, segundo o jornal O Globo, o Terça Livre já tinha recebido dois avisos de possíveis violações de privacidade emitidos pelo Google. Um deles era referente a questões de direitos autorais. O outro incluía um discurso em que Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, comentava a invasão ao Capitólio, sede do Legislativo americano.

O Youtube emitiu um comunicado após a suspensão:

"Todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas diretrizes de comunidade. Contamos com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e agimos rapidamente sobre aqueles que estão em desacordo com  nossas políticas. O YouTube também se reserva o direito de restringir a criação de conteúdo de acordo com os próprios critérios. Caso uma conta tenha sido restringida na plataforma ou impossibilitada de usar algum dos nossos recursos, o criador não poderá usar outro canal para contornar essas penalidades. Essa regra se aplicará a todo o período em que a restrição estiver ativa. Consideramos a violação dela um descumprimento dos nossos Termos de Serviço, o que pode levar ao encerramento da conta."