Zona Azul digital: licitação será aberta na próxima semana

salvador
18.08.2018, 03:10:00
(Foto: Marina Silva/CORREIO)

Zona Azul digital: licitação será aberta na próxima semana

Motorista poderá baixar um aplicativo para comprar a cartela através do celular e não mais procurar pelos funcionários

Quem tem problemas com as cartelas da Zona Azul de Salvador pode se preparar para ter a rotina facilitada em breve: a licitação para criar o serviço digital do sistema deve ser publicado no Diário Oficial na próxima semana pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

A partir da implantação da versão digital, o motorista poderá baixar um aplicativo para comprar a cartela através do celular - e não mais procurar pelos funcionários que oferecem o papel presencialmente. Aqueles que são mais resistentes à ideia terão um ano para se adaptar. A cartela de papel não será retirada de circulação de imediato e deve funcionar por mais um ano após a implantação da versão digital.

Atualmente, para estacionar nessas áreas da cidade, os motoristas devem solicitar ao guardador a cartela de papel, que pode ser de 2h, 6h, ou 12h, de acordo as opções disponíveis em cada região.

Salvador dispõe de 11.192 vagas de Zona Azul, em 287 locais de Salvador. O estacionamento pago funciona ao longo de vias, em bolsões de estacionamento ou em estacionamentos fechados. A Prefeitura tem a previsão de implementar mais 900 vagas na cidade até o final deste ano.

Além da praticidade do serviço digital, o condutor ganhará uma tolerância de 15 minutos. “O cidadão que estacionar e conseguir resolver sua situação antes de 15 minutos, pode, via app, cancelar a compra e obter os créditos de volta. Se, no período de 2h após o cancelamento, o cidadão desejar estacionar no mesmo logradouro, ele não terá mais os 15 minutos de tolerância”, explicou a Transalvador em nota.

Concorrência
No chamamento público, que tem previsão para ser disponibilizado na próxima semana, mais de um aplicativo pode ser selecionado para fornecer o sistema. A escolha vai ser do cidadão, que terá que baixar o aplicativo, cadastrar o veículo, a forma de pagamento e adquiriram créditos para estacionar.

Qualquer empresa poderá participar da disputa. Todas que cumprirem as exigências do edital e passarem por testes de conformidades estarão habilitadas para prestar o serviço.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas