Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lula diz que “não é um gringo que vai dar ordem” e que negocia melhor que Trump

Presidente criticou americano e disse que vai taxar as big techs

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 17 de julho de 2025 às 16:55

Lula discursou em congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Lula discursou em congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) Crédito: Ricardo Stuckert / PR

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar Donald Trump durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, nesta quinta-feira (17). Lula disse que “não é um gringo que vai dar ordem a esse presidente da República” e que vai taxar as big techs.

“Eu sei quem eu devo respeitar nesse país, eu sei quem é que manda nesse país, eu sei quem faz esse país ser o que é: o nome dessa pessoa só tem quatro letras, chama-se povo brasileiro”, afirmou.

Em seu discurso, feito após as sobretaxas de 50% impostas às importações brasileiras pelo presidente americano, Lula provocou Donald Trump e disse que “negocia melhor que ele”. Ele ainda afirmou que enviou uma carta para os Estados Unidos para negociar as taxas e que não foi respondido.

Donald Trump assinou ordem sobre tarifas recíprocas, em fevereiro por Divulgação Fotos Públicas

“Não recebemos nenhuma resposta. A resposta que nós recebemos foi a matéria publicada no jornal, no email dele, no Zap dele, no portal dele, porque ele não se dignou nem sequer a mandar uma carta”, disse Lula.

O presidente brasileiro também disse que o Brasil vai taxar as big techs americanas. “Nós não aceitamos, em nome da liberdade de expressão, você ficar utilizando [as redes] para fazer agressão, para fazer mentira, para prejudicar”, afirmou.

Em fala recente, Donald Trump afirmou que está taxando o Brasil “porque pode” e que “quer que o dinheiro entre nos Estados Unidos”. Segundo Trump, além do “dinheiro que entra”, as taxações ao Brasil também vão incentivar a indústria americana a fabricar no próprio país e “isso gera emprego”.