Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Caminhões recebem plotagem especial em homenagem a agentes de limpeza de Salvador

Ação foi realizada pela Prefeitura de Salvador durante entrega de novos caminhões coletores

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 16 de maio de 2025 às 05:45

Thelma é uma das agentes homenageadas em campanha da Limpurb
Thelma é uma das agentes homenageadas em campanha da Limpurb Crédito: Valter Pontes/Secom PMS

Todos os dias, um grupo de trabalhadores acorda com a missão de garantir a limpeza da cidade: os garis e margaridas. Diariamente, os mais de 4 mil profissionais que atuam em Salvador recolhem uma média de 5,2 mil toneladas de resíduos domiciliares e restos da construção civil. O trabalho da categoria é celebrado todo dia 16 de maio, quando é comemorado o ‘Dia do Gari’.

Para marcar a ocasião, os trabalhadores foram homenageados com uma plotagem especial em cinco dos mais de 60 caminhões compactadores, usados na coleta de resíduos, entregues pela Prefeitura de Salvador na manhã desta quinta-feira (15). A entrega ocorreu na sede da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), na BR-324.

“Esses profissionais são extremamente importantes para a nossa cidade. Temos uma relação de afeto e de carinho muito próxima a eles. Por isso, fiz questão de vir aqui tomar café com eles e entregar a renovação de mais de 60% da frota dos nossos caminhões compactadores”, destacou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Uma das homenageadas foi a agente de varrição Telma Almeida, 40 anos. Ela acorda todos os dias às 4h para sair de Paripe, onde mora, rumo ao bairro do Costa Azul. A rotina não a faz tirar o sorriso do rosto, que encanta quem passa pelo bairro.

“Eu sinto orgulho de olhar para trás, ver tudo limpinho e dizer que fui eu que fiz. A consciência do dever cumprido fala mais alto do que qualquer outra coisa. Ser gari é ser valente e ser valente é não desistir e correr atrás porque as lutas vêm, mas se a gente desistir, não dá”, falou.

Natural do município de Mutuípe, localizada no Vale do Jiquiriçá, ela veio para Salvador em busca de novas oportunidades e atua na Limpurb há cerca de oito anos. Cerca de quatro meses após começar na varrição da capital, ela precisou cuidar sozinha de seus três filhos, após o falecimento do pai deles.

“Eles valorizam o meu trabalho porque sabem que eu sou pai e mãe e provejo o alimento de casa. Com o trabalho, eu consigo dar uma vida melhor para eles, com estabilidade e sem muita preocupação. Nesses anos, eu me tornei mais dona de mim e parei de me preocupar com o que os outros pensam ou falam”, relata.

Ação é parte de campanha em homenagem ao dia do
Ação é parte de campanha em homenagem ao dia do gari Crédito: Valter Pontes/Secom PMS

Outra que teve seu rosto plotado no caminhão é a agente de praia Luciane Ferreira, 50. Ela atua na Limpurb há cinco anos e acorda diariamente às 6h para atuar nas praias da Boca do Rio. “É um privilégio para gente essa comemoração ao Dia do Gari. É motivo de muito orgulho não só para mim como para toda minha família”, disse.

Ao todo, mais de 200 veículos são utilizados na coleta de resíduos. Desses, 96 são caminhões compactadores, com os novos veículos compondo 60% da frota atual. O ato de quinta foi marcado por um café da manhã com a participação dos agentes de limpeza, do presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes e de Bruno Reis, que destacou que o restante da frota de veículos também será renovado.

“As empresas que prestam esse serviço têm por obrigação, ao longo do contrato, de chegar à totalidade dessa renovação. Isso permite que a gente tenha uma coleta de lixo com melhor qualidade, deixando a cidade mais limpa, mais bem cuidada para todos nós que aqui moramos e vivemos”, frisou.

Bruno também reforçou a importância de a população descartar o lixo de maneira consciente. “Muitas pessoas se acostumaram a colocar o entulho na porta de casa e no canteiro central de algumas vias. Meu apelo é que a população tenha a consciência de colocando o lixo no local aquedado, na porta de casa, próximo do horário da coleta que ela ocorre, de forma programada”, alertou.

O ‘Dia do Gari’ foi oficializado em 1962 para homenagear uma das profissões mais antigas do país. O termo “gari” é uma referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo urbano na cidade do Rio de Janeiro, em outubro de 1876. Nesta sexta-feira (16), a Limpurb apresenta a exposição “Valentes”, realizada no Shopping Piedade.

*Com orientação do editor Miro Palma