Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Dois homens morrem e duas pessoas são presas após tiroteio no Parque São Braz

Segundo a polícia, armas e drogas foram apreendidas ao fim da ação policial

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 24 de julho de 2025 às 20:44

Tiroteio no Parque São Brás, no Engenho Velho da Federação
Tiroteio no Parque São Brás, no Engenho Velho da Federação Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Após um tiroteio que surpreendeu moradores do Parque São Braz, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (24), dois homens morreram e outras duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Homicídios Múltiplos. Segundo informações da Polícia Civil (PC), a ocorrência teve início com uma denúncia de cárcere privado.

As vítimas não tiveram as identidades reveladas pela PC. O confronto ocorreu, segundo a Polícia Militar (PM), na Rua Travessa Rodrigues Ferreira, nas proximidades do Conjunto 21, do Parque São Braz. Moradores do condomínio relataram que, por conta da fuga de suspeitos, agentes entraram no residencial para procurá-los. “Está cheio de policial aqui no condomínio, todo mundo assustado com os tiros agora aqui. Foi troca de tiros com os traficantes da área e o povo ficou no meio agora perto de meio-dia", contou uma moradora, sem se identificar.

Tiroteio no Parque São Braz, no Engenho Velho da Federação por Arisson Marinho/CORREIO*

A troca de tiros entre os suspeitos e policiais do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) e do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (Bpatamo) ocorreu no final da manhã. Segundo o relato da ocorrência registrada na Delegacia de Homicídios Múltiplos, os policiais estavam em patrulhamento tático na localidade quando receberam um chamado de cárcere privado.

O patrulhamento era parte da Operação Dominus Areae, segundo a PM, cujo objetivo é reforçar o policiamento em pontos com grande movimentação de pessoas e veículos, em áreas identificadas como vulneráveis. Horas antes da troca de tiros, moradores relataram ter percebido a presença de um helicóptero da PM sobrevoando a região por mais de 1h. 

Os dois homens foram localizados em uma residência, e a versão oficial da PM afirma que os policiais "foram surpreendidos por indivíduos armados". "Houve confronto e dois suspeitos foram atingidos e encaminhados para o HGE [Hospital Geral do Estado], mas não resistiram. Outras duas pessoas, uma mulher e um adolescente, foram conduzidas para a Delegacia", disse a PM em nota.

O transporte público chegou a ser suspenso na região, mas voltou a circular normalmente por volta das 12h30. "A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que foi autorizado o retorno do atendimento ao bairro do Engenho Velho da Federação, por volta das 12h30 desta quinta-feira (24). A circulação de coletivos havia sido suspensa após registro de uma operação policial", informou a pasta.

Uma moradora da Avenida Cardeal da Silva, próximo ao Engenho Velho da Federação, que preferiu não ser identificada, contou que começou a ouvir tiros por volta das 11h e chegou a confundir o som dos disparos com fogos de artifícios, mas percebeu que se tratava de disparos de arma.

"A gente começou a ficar meio desesperado, porque meio-dia rolando tiro desse jeito, imagina, não existe mais hora, nem momento nenhum", contou. Por conta da sensação de insegurança, ela, que estuda à noite, acabou desistindo de ir para aula. "Eu estava com medo de voltar mais tarde e acabar tendo que lidar com algum tipo de situação perigosa nas ruas. Não moro tão perto, mas deu para ouvir claramente toda a confusão que estava acontecendo. E a sensação que o cidadão fica aqui na cidade de Salvador é de extrema insegurança", disse. 

No local, a PM apreendeu duas submetralhadoras, além de 103 pacotes de maconha, 44 pinos de cocaína e 224 pedras de crack e R$ 321 em espécie.