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Maysa Polcri
Publicado em 19 de maio de 2025 às 16:36
A empresa de alimentos Heinz Brasil foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil a cada um dos dois consumidores que passaram mal após ingerir um molho de tomate da marca "Quero" que teria um rato dentro da embalagem. O caso ocorreu em 2021. O acórdão, publicado no dia 7 de maio, mantém a sentença que já havia sido proferida pela 13ª Vara de Relações de Consumo de Salvador no ano passado. >
Os consumidores relataram que tiveram quadro de náusea, vômitos, diarreia e necessitaram de internação superior a duas semanas no Hospital Couto Maia, em Salvador. A indenização deve ser paga com juros de mora de 1% ao mês a contar da data da ingestão do alimento. A empresa também foi condenada ao pagamento de 15% ao advogado dos consumidores. A Heinz ainda pode recorrer da decisão. >
Na ação, a qual o UOL teve acesso, a Heinz afirmou que não haveria provas suficientes da presença do rato e questionou o nexo causal entre a ingestão e o adoecimento. A empresa afirma ainda que o rato poderia ter entrado após a abertura do pacote e em razão de mau acondicionamento. >
Em nota enviada à imprensa, a Heinz disse que segue rígido controle de qualidade industrial na preparação de seus molhos para assegurar a ausência de contaminações físicas durante o processo produtivo. A empresa informou que vai recorrer da decisão. "O produto reclamado não foi periciado para apuração de eventual contaminação, sendo, portanto, impossível afirmar a que se refere o corpo estranho apresentado nas imagens e, especialmente, o momento em que teria surgido no produto", diz. >
Essa não é a primeira vez que a empresa é condenada após consumidores encontrarem corpos estranhos em produtos da marca. Em maio do ano passado, a 4º Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador condenou a Heinz a pagar indenização de R$ 3 mil, acrescidos de juros de 1% ao mês, após uma cliente encontrar uma barata dentro da embalagem. >