Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cleber Paradela defende uso responsável da inteligência artificial: 'Caminho sem volta'

VP da DM9 defende uso estratégico e ético da IA e alerta para riscos de dependência e falta de regulação

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Carol Neves

  • Alan Pinheiro

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 16:15

Cléber Paradela falou com o CORREIO
Cléber Paradela falou com o CORREIO Crédito: Alan Pinheiro/CORREIO

A inteligência artificial não é uma tendência passageira, mas uma realidade inevitável que exige preparo, ética e responsabilidade. Essa foi a mensagem central trazida por Cléber Paradela, vice-presidente de Inovação e Conteúdo da agência DM9, que participou do Agenda Bahia 2025, realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, em Salvador.

“Acho que a gente não pode ser nem cavaleiro do apocalipse de achar que tudo vai dar errado por conta da inteligência artificial, e nem entregar nossa vida inteira, nossos dados, nosso pensamento e tudo para a inteligência artificial, achando que ela só veio para nos ajudar, que ela é boazinha, e que é de graça, e que está tudo bem”, afirmou Paradela, ao comentar os extremos de visão sobre a tecnologia.

O publicitário defendeu o uso estratégico e consciente da IA como ferramenta para impulsionar a economia criativa e a produtividade, temas centrais desta edição do evento, cujo tema é “Bahia Produtiva 2030: Destravando o Futuro Agora”. Para ele, o avanço tecnológico é irreversível, mas exige preparo técnico e visão crítica.

“É um caminho sem volta, o mundo vai virar isso e não tem freio, gostando ou não. Então tem que usar. Mas se você puder usar desde o início com parcimônia, com ética, com conhecimento principalmente de riscos, você já consegue sair um pouco mais avançado”, afirmou.

Paradela alertou para os riscos de dependência excessiva da tecnologia e destacou a importância da presença humana no processo. “Se você monta um modelo que dependa 100% da inteligência artificial, você pode ter erros, pode ter vieses da máquina. Se não tiver o homem, a humanidade, no ciclo, aquilo pode cometer um erro”, afirmou. Ele também pontuou que decisões mal avaliadas hoje, com foco apenas na redução de custos, podem gerar impactos negativos no futuro.

Para ilustrar o grau de responsabilidade que o uso da IA exige, o executivo comparou o processo a pilotar um avião. “Você vai andar muito mais rápido e chegar muito mais longe, mas ao mesmo tempo vai ter muito mais responsabilidade, porque qualquer coisa que você fizer pode derrubar aquela aeronave”, explicou.

Cleber Paradela falou na Agenda Bahia por Arisson Marinho/CORREIO

Regulação e velocidade das transformações

Ao comentar o atual debate sobre a regulação das redes sociais, Paradela apontou o atraso do país em lidar com o tema de forma estruturada. “As redes estão aí há 20 anos, e a gente está discutindo agora se e como a gente deve regulamentar. Isso mostra como estamos atrasados”, afirmou.

Segundo ele, o ciclo de transformação da inteligência artificial é ainda mais veloz do que o das redes sociais. Por isso, a discussão sobre regulamentação não pode mais ser adiada.

“Eu espero que a discussão sobre a regulação das redes aconteça agora de forma profissional, que não seja polarizada ou política, mas racional, com especialistas, com pessoas que entendam do assunto. E que isso já sirva como base para o próximo passo, que é discutir como a gente vai lidar com a inteligência artificial”, completou.

O Agenda Bahia é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Acelen, Sebrae, Tronox e Unipar, apoio institucional da FIEB e da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Salvador Bahia Airport e Veracel, e parceria da Braskem.