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Yan Inácio
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 05:15
O projeto da Ferrovia Salvador-Feira de Santana, que pretende ligar os municípios em 35 minutos, terá oito paradas para passageiros e duas para cargas, com 98 km de extensão (confira as estações abaixo). A proposta, liderada pela empresa TIC Bahia, aguarda a autorização ferroviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). >
Em seguida, o processo será encaminhado ao Ministério dos Transportes, que avaliará a viabilidade do projeto como política pública. Segundo a ANTT, a proposta está em fase de análise do mérito da documentação apresentada. Entre os pontos que precisam ser avaliados estão: regularidade jurídica, idoneidade, capacidade técnica e financeira da empresa requerente, além de aderência do projeto às normas aplicáveis.>
Segundo Danilo Silva, engenheiro da TIC Bahia, a expectativa é que o trem transporte cerca de 85 mil passageiros diariamente e por volta de 23 milhões por ano, com velocidade que pode chegar a 160 km/h e integração com ônibus interurbanos e metropolitanos. Já a tarifa, de acordo com o engenheiro, será correspondente aos preços do transporte intermunicipal, ou seja, acompanhará os valores das passagens rodoviárias para Feira de Santana. >
Um levantamento da reportagem nos maiores sites de venda de passagens para o município a duas horas de Salvador mostra que atualmente as tarifas custam a partir de R$ 38,95, na classe convencional e R$ 55,79, na executiva. Segundo o engenheiro, o objetivo é manter a tarifa com o mesmo valor da passagem rodoviária para incorporar passageiros que vêm desses modais.>
Veja onde serão construídas as estações da ferrovia Salvador-Feira
No âmbito do transporte de cargas, também há a possibilidade de integração com outras malhas ferroviárias, como a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), para facilitar o escoamento de cargas pelos portos de Aratu, Salvador e pelo Estaleiro Enseada. O projeto deve se inserir nos termos da Lei 14.273/2021, que estabelece o marco legal do setor ferroviário. >
Os investimentos privados serão em torno de R$ 6,8 bilhões, com expectativa de faturamento anual de mais de R$1,5 bilhões, segundo Silva. O engenheiro também afirmou que quatro grandes grupos empresariais de Suíça, França, China e Brasil, que não podem ser revelados por conta de termos de confidencialidade, estão envolvidos no projeto.>
“O nível de procura e investimento que nós estamos recebendo para esse setor tem sido uma surpresa. A intenção é que a gente possa agregar cada um na sua expertise principal. Tem grupos que, por exemplo, operam em logística, o outro opera a partir de sistemas, o outro tem grupos especializados só em fornecer material rodante.”, disse Silva.>
Questionado sobre as ações voltadas para a sustentabilidade, dado o impacto ambiental gerado pela obra, o engenheiro afirmou que, além da instalação de painéis solares para geração de energia limpa, a empresa se “compromete a construir uma reserva ambiental entre as estações de Candeias e São Sebastião do Passé", por onde o trem passará.>
“Essa reserva vai ser um pouco maior do que ela deve ser, para que ela possa agregar as compensações ambientais, e para que a gente possa construir ali um parque que vai atrair pesquisa e passeios turísticos. A ideia é recuperar uma mata importante, para entregar para à comunidade um legado ambiental perene de responsabilidade da própria ferrovia”, projetou Silva.>
Depois de passar pela aprovação do Ministério dos Transportes, o projeto precisará reunir licenças ambientais dos municípios por onde a ferrovia vai passar, assim como outros trâmites legais, como análise da viabilidade jurídica e orçamentária. Segundo Silva, a expectativa é que o contrato para a construção do projeto seja assinado ainda em 2025 e que as obras comecem no início de 2029.>
Águas Claras (Salvador, com integração com VLT e nova rodoviária) >
Simões Filho (estação de passageiros)>
Centro de Controle Operacional de Simões Filho (estação de carga)>
Candeias (estação de passageiros)>
São Sebastião do Passé (estação de passageiros)>
Santo Amaro (estação de passageiros)>
Conceição do Jacuípe (estação de passageiros, integração rodoferroviária)>
Pátio Ferroviário/CIS (Feira de Santana)>
Noide Cerqueira (Feira de Santana)>
Rodoferroviária Contorno (Feira de Santana, estação rodoferroviária)>