Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Governo federal autoriza liberação de R$ 104 milhões para nova ponte na Bahia

Ponte sobre Rio Jequitinhonha ainda está parcialmente interditada

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 24 de julho de 2025 às 14:30

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha
Ponte sobre o Rio Jequitinhonha Crédito: Arquivo

Uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, no sul da Bahia, começará a ser construída nos próximos dias. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (24) e a obra vai receber R$ 104,78 milhões do governo federal. 

O projeto contempla tanto a construção de uma nova travessia de 510 metros quanto obras emergenciais de reforço na ponte atual, que teve o tráfego interditado em maio após ser considerada estruturalmente comprometida.

Segundo o ministro dos Transportes,a execução será imediata. “Vamos iniciar agora e entregar em 2026. Precisamos fazer obras novas, mas também recuperar o que ficou sem manutenção por muitos anos”, afirmou Renan Filho.

O projeto inclui duplicação de faixas, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e estruturas de suporte, conhecidas como Obras de Arte Especiais. A nova ponte também contará com sensores de vibração, tecnologia que permitirá monitoramento contínuo da estrutura e maior segurança para os usuários.

Interdição

A ponte atual, interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no início de maio, passou a operar parcialmente em junho no sistema “pare e siga”, com tráfego limitado a veículos leves e vans. A medida foi adotada como solução provisória até a construção da nova travessia.

A interdição total da ponte levou ao desvio do fluxo da BR-101 para rotas alternativas, afetando o transporte entre Itabuna e Eunápolis e impactando a logística da região. 

A BR-101 é uma das principais rodovias do país e cumpre papel estratégico na economia e no turismo do estado. Além de ligar o sul da Bahia a outras regiões, é rota essencial para o escoamento da produção industrial e agrícola, como o transporte de eucalipto usado nas indústrias de celulose e carvão vegetal, além de atender fábricas e polos industriais em cidades como Feira de Santana e Alagoinhas.