Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Indígenas Pataxó interditam BR-101 após prisão de cacique na Bahia

Cacique Suruí foi detido por porte ilegal de arma, segundo a PRF

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 4 de julho de 2025 às 18:18

Protesto de indígenas Pataxó na BR-101 em março deste ano
Protesto de indígenas Pataxó na BR-101 em março deste ano Crédito: Reprodução/ Belmonte News

Cerca de 20 indígenas da etnia Pataxó interditaram totalmente a BR-101, nesta sexta-feira (4), próximo à entrada do Parque Nacional Monte Pascoal, em Itamaraju, no extremo sul do estado, durante um protesto pela prisão do cacique Suruí.

Suruí foi detido pela Força Nacional na quinta-feira (2) por porte ilegal de arma de fogo. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O grupo exigiu, além da soltura do cacique, a remarcação de terras. Ainda de acordo com a PRF, a rodovia foi interditada no Km 795 em ambos os sentidos. Equipes da PRF e da Polícia Militar foram ao local. 

O protesto começou por volta das 11h, e a interdição foi informada às 14h. A rodovia só foi totalmente liberada há 1 hora, por volta das 17h.

Força Nacional no sul da Bahia

O policiamento está intensificado na região devido a conflitos de terra. A Força Nacional de Segurança Pública atua na localidade desde maio deste ano para fortalecer o combate à violência. Durante uma abordagem realizada nessa quinta (2), quatro homens foram localizados portando armamentos, que a PF caracterizou como um arsenal.

Foram apreendidas 386 munições, duas pistolas e seis carregadores no território indígena de Barra Velha, na vizinha Porto Seguro.

A ação integrada entre a Força Nacional e a Força-Tarefa da Polícia Federal faz parte das operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com foco na preservação da ordem pública e na mediação de conflitos em áreas sensíveis de territórios indígenas no extremo sul da Bahia.