Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Parispiranga: conheça a cidade baiana que tem uma miniatura da Torre Eiffel

Município fica no nordeste do estado da Bahia, na divisa com Sergipe

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 2 de novembro de 2025 às 07:01

Paripiranga, a Paris da Bahia
Paripiranga, a Paris da Bahia Crédito: Divulgação

Localizada na zona turística Caminhos do Sertão, a 366 quilômetros de Salvador e cerca de 110 de Aracaju, uma cidade baiana é conhecida como a Paris do estado. O título não é oficial, mas atravessa o imaginário da população. Em Paripiranga, ou melhor, PariSpiranga, os moradores brincam com a ideia. O clima e o trocadilho fácil são fatores que influenciaram na difusão do apelido.

"Acredito que essa brincadeira ter a ver com o clima da cidade, principalmente na época do inverno, em que faz frio, a cidade fica muitas vezes nublada e tal. Do nada, alguém comparou com o clima europeu, que é frio na maioria do tempo. O nome da cidade inicia com Pari, e isso também influenciou", conta o funcionário público Walenberg Rodrigues Lima, de 37 anos, nascido e criado na cidade. No inverno, os termômetros chegam a marcar 16 ºC por lá.

Com uma população de pouco mais de 26 mil habitantes (Censo de 2022), Paripiranga já teve o nome de Malhada Vermelha. No século XVII, quando colonos portugueses se fixaram no município, criaram o primeiro povoado no local, cujo nome foi mudado para Patrocínio do Coité, hoje cidade de Paripiranga.

Questionado sobre quando a brincadeira começou, Lima não sabe precisar. "Só não sei bem quando isso exatamente começou, mas já faz um bom tempo, inclusive a faculdade da cidade acabou até de certa forma brincando com a situação e fez uma pequena torre dentro do campus que até lembra a Torre Eiffel, pelo menos dizem que parece", conta, aos risos.

O monumento fica na Faculdade Ages. "Quem é do campus Paripiranga não precisa ir até Paris para fazer um clique tendo a Torre Eiffel como cenário. Isso porque a unidade tem uma réplica do monumento parisiense e é uma homenagem-trocadilho ao nome da cidade (Paripiranga)", diz a faculdade, em nota.

Paripiranga, a Paris da Bahia por Reprodução

"De um modo geral, acho que as pessoas receberam muito bem essa brincadeira porque, na verdade, acaba até sendo um elogio comparar uma pequena cidade do interior da Bahia com uma cidade de fama mundial como é Paris. Ademais, a brincadeira continua e as pessoas acabam chamando a cidade dessa forma carinhosa", pontua.

Com um grande potencial espeleológico, a cidade possui vasta concentração de cavernas e grutas. Ao todo são mais de 84 cadastradas no Banco Nacional. O destino ideal para os visitantes amantes do tema. Para os amantes da culinária baiana, em Paripiranga, há o famoso Pirão de Capão, um prato típico da cidade e região do nordeste baiano.

Dentre os pontos turísticos, destacam-se a Praça Matriz, a feira livre do município, a Serra do Cuscuz, o Santuários das Estalactities, a Gruta do Bom Pastor, Igreja da Roça de Dentro, a Ponte do Maritá onde se pode contemplar o Rio Vaza-Barris e o Rio da Cachoeira. A cidade é regionalmente conhecida pelos festejos em comemoração a São Pedro.

Tags:

Bahia Paris Paripiranga