Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Traficante vira alvo prioritário após causar terror com três homicídios em dois meses no extremo sul da Bahia

Pedro Brito de Jesus, o PBL, agora é parte do Baralho do Crime

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 25 de julho de 2025 às 09:49

PBL é o novo Valete de Paus
PBL é o novo Valete de Paus Crédito: Reprodução

Um traficante identificado como Pedro Brito de Jesus, mais conhecido pelo vulgo de ‘PBL’, entrou na lista dos criminosos mais procurados da Bahia após causar terror no extremo sul do estado com três homicídios e uma tentativa em dois meses. Agora, PBL é o ‘Valete de Paus’ do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

De acordo com informações apuradas pela reportagem, além de traficante e homicida, PBL lidera a facção Bonde do Maluco (BDM) em Eunápolis. Segundo fonte policial, a decisão listá-lo no Baralho é estratégica, considerando o cenário preocupante do extremo sul.

“As pessoas têm acompanhado uma série de operações desenvolvidas no extremo sul, que, no momento, tem uma guerra travada entre grupos criminosos. Entre esses grupos, está o BDM e o Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), que virou Comando Vermelho (CV). PBL é peça de liderança da BDM no conflito entre as duas”, explica a fonte, sem se identificar.

Operação mira grupo criminoso em Arraial D'Ajuda por Reprodução

Em 2022, o criminoso foi preso em flagrante durante uma abordagem policial, com grande quantidade de drogas. Ele responde também a inquéritos por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e homicídios. Mesmo com as prisões, o traficante não parou de agir e tem intensificado seus crimes.

“Nos meses de junho e julho, ele acumulou ao menos três homicídios e uma tentativa. Todos seguem o mesmo modus operandi: ele vem em uma motocicleta, finge ser um motorista de aplicativo ou cliente de algum serviço, desembarca, saca a arma e efetua os disparos contra as vítimas”, completa.

PBL circula em toda região, mas principalmente em cidades como Eunápolis, Porto Seguro, e os Distritos de Trancoso e Arraial D´ajuda, local onde ele foi visto pela última vez, de acordo com investigações.