Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Boulos é cotado para assumir secretaria em reforma ministerial de Lula

Deputado pode substituir o petista Márcio Macêdo

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 12 de maio de 2025 às 16:41

Guilherme Boulos
Guilherme Boulos Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) é cotado como um dos possíveis nomes para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta é mediadora da relação entre os movimentos sociais e o governo e atualmente é dirigida por Márcio Macêdo (PT). O governo Lula está em planejamento de uma possível reforma ministerial.

Segundo informações apuradas pelo G1 Política, a nomeação de Boulos para a secretaria estaria visando as próximas eleições, em 2026, e a relação do governo com a organizações dos movimentos sociais, visto que o deputado já atuou como liderança do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). 

Desde 2024 há especulações sobre uma possível saída de Macêdo, cuja atuação é questionada pelos apoiadores do governo. Após uma mobilização "esvaziada" no Dia do Trabalhador do ano passado, o secretário chegou a receber críticas do presidente pela baixa adesão do público, conforme apontado pelo jornal O Globo.