PROTEÇÃO

Faixa etária para vacinação contra a dengue é ampliada para até 16 anos

Ajuste visa aproveitar as doses próximas do vencimento

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2024 às 08:10

Vacinação da dengue
Vacinação da dengue Crédito: Divulgação/Ascom Sesab

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (18) a ampliação da faixa etária elegível para a vacinação contra a dengue. Anteriormente restrita a jovens de 10 a 14 anos, a cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

O ajuste visa aproveitar as doses próximas do vencimento em 30 de abril. Até agora, a Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas.

O documento ministerial indica que a estratégia poderá se expandir para pessoas de até 59 anos e 11 meses, dependendo do estoque disponível nos municípios.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, avalia que, “além de assegurar a segunda dose para todos que iniciarem o esquema vacinal, a medida ministerial busca reduzir a incidência de dengue entre a população mais jovem e otimizar recursos”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está estudando a melhor estratégia a ser adotada a partir de levantamento e estratificação por idade, visando o melhor aproveitamento das doses.