Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 7 de dezembro de 2025 às 17:00
Pioneira na eletrificação do portfólio brasileiro, a Lexus tem ampliado de forma consistente essa proposta. Primeiro ofereceu híbridos plenos, introduziu a possibilidade de recarga externa (plug-in) em dois dos quatro modelos que comercializa no país (NX e RX), e agora anunciou que seu primeiro automóvel completamente elétrico, o RZ estreia em abril. >
No entanto, a marca de veículos premium da Toyota já abriu a pré-venda, por R$ 499.990, com condições especiais e a possibilidade de personalização - com escolha entre a cor da carroceria, que pode ter teto contrastante, e do revestimento interno, que tem opções inéditas como caramelo, chumbo e até azul. >
Lexus RZ 500e
Para o mercado brasileiro, a empresa japonesa optou pelo conjunto 500e, que utiliza dois motores, um em cada eixo - o que garante tração integral. Eles oferecem 381 cv de potência e 26,9 kgfm de torque instantâneo em cada eixo, o que permite cumprir de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. >
O RZ 500e ainda não teve o consumo aferido pelo Inmetro, mas pelo ciclo europeu percorre 600 quilômetros com uma carga. Mérito da bateria de íons de lítio com sistema de refrigeração líquida e capacidade de 77 kWh.>
O QUE O TOYOTA DE LUXO TEM>
Apesar de a Toyota ser uma das pioneiras na introdução dos híbridos no país, ainda devia um veículo totalmente elétrico. E ele chegou com a grife Lexus e dez anos de garantia total. É um produto muito bem construído e equipado. Seguindo o conceito Tazuna – que prevê o projeto em torno das necessidades do ser humano –, o painel é levemente inclinado para o motorista. >
Com oito airbags, tem um conjunto completo de equipamentos de auxílio à condução, que incluem alerta de saída de faixa e sistema de colisão frontal. No entanto, por conta do preço, a expectativa de Nancy Serapião, head da Lexus no Brasil, é que sejam comercializadas apenas 60 unidades no primeiro ano. >
A Lexus ainda deve uma solução de carro conectado no país, como a Toyota já oferece. No mercado premium, apenas ela e a Audi ainda não entregam essa tecnologia.>
BALANÇO DE VENDAS DE NOVEMBRO>
Os feriados de novembro impactaram os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, o que acarretou em uma queda de 8,35% na comparação com outubro. >
“Com quatro dias úteis a menos, é natural uma queda no volume total, mas o ritmo de vendas por dia útil aumentou, comprovando que a demanda segue estável, mesmo em um ambiente de juros elevados”, avalia Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, entidade que reúne os revendedores de veículos novos. >
Dessa forma, novembro fechou com 227.174 unidades e o acumulado do ano com 2.282.399 veículos, aumento de 1,82% na comparação com o mesmo período do ano passado.>
QUEM VENDEU MAIS EM NOVEMBRO>
No último mês, o mercado de automóveis e comerciais leves foi dominado pelas vendas diretas, que ficaram com 55,9% dos emplacamentos. Com esse cenário, a Fiat dominou mais uma vez e teve 45.106 unidades licenciadas, o que corresponde a 19,86% de participação - diferença de 4.243 carros. >
Em crescimento, a Volkswagen chegou aos 17,99% e ficou na segunda posição, deixando a Chevrolet, com 12,11%, em terceiro. A Hyundai (8,79%) ficou em quarto e a Renault (6,01%), em quinto. Da sexta à décima posição ficaram: Jeep (5,27%), BYD (4,32%), Honda (3,95%), Toyota (3,56%) e Caoa Chery (3,10%). >
OS VEÍCULOS MAIS EMPLACADOS>
A picape Strada teve 13.019 unidades emplacadas em novembro, o que corresponde a mais de 28% de todos os Fiat licenciados no último mês. Na segunda posição ficou o Volkswagen Tera, com 9.772 carros, sendo assim o modelo de passeio e o SUV mais emplacado do mês. >
O Chevrolet Onix (9.524) e o VW Polo (9.381) vieram na sequência, respectivamente, em terceiro e quarto lugares. Em quinto, o terceiro VW na lista dos cinco mais vendidos, o T-Cross, com 9.016 unidades licenciadas. Do sexto ao décimo lugar ficaram: Fiat Argo (8.386), Hyundai Creta (7.689), Hyundai HB20 (7.640), Renault Kwid (7.302) e Fiat Mobi (7.188).>
MERCADO BAIANO NO MÊS PASSADO>
O impacto dos feriados foi maior na Bahia do que no mercado nacional. Foram emplacados em novembro 7.495 automóveis e comerciais leves, queda de 16,20% na comparação com outubro. Ainda assim, o estado está com um crescimento maior no acumulado do que a média nacional, chegando aos 11,75%. >
A Strada liderou no estado e somou 652 emplacamentos. Outras duas picapes vieram na sequência: Ford Ranger (318) e Fiat Toro (311), respectivamente segunda e terceira colocadas. O Hyundai Creta (298) foi o quarto e o VW Tera (266), o quinto. >
Da sexta à décima posição ficaram: Caoa Chery Tiggo 7 (222), BYD Dolphin Mini (221), Toyota Hilux (212), Nissan Kicks (207) e Jeep Compass (193).>
RANKING DO LUXO NA BAHIA>
Na Bahia, foram emplacados 74 automóveis considerados premium em novembro. A liderança foi da BMW, com 23 unidades, seguida pela Volvo, com 17, e pela Porsche, com 13. >
Na sequência, ficaram empatadas Audi e Mercedes com seis carros cada. A Lexus somou cinco licenciamentos, a Mini, três, e a Land Rover, um.>