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Antônio Meira Jr.
Publicado em 19 de setembro de 2025 às 14:00
Desde o ano passado, a Chevrolet começou a intensificar a eletrificação do seu portfólio no Brasil. No entanto, com o Equinox EV a R$ 349.990 e o Blazer EV por R$ 503.190, a marca passou a disputar apenas com modelos premium, mercado bastante acirrado.>
Desta vez, a empresa da General Motors aposta em outra categoria com o Spark EUV, que custa R$ 159.990. Ele disputa com veículos como o BYD Dolphin e o GWM Ora GT, que apesar de formatos diferentes de carroceria, concorrem na mesma faixa de preço. Inclusive, os três são chineses. >
Apesar de ostentar o emblema da Chevrolet, o Spark foi desenvolvido na China e é comercializado lá como Baojun Yep Plus, produto de uma parceria das marcas chinesas SAIC e Wuling com a GM. Apesar disso, a marca americana reforça que o projeto do carro é global e contou com a participação da engenharia da América do Sul. >
Esse trabalho envolveu mais de 150 mil quilômetros de validações em diferentes condições, do tráfego intenso de São Paulo às estradas áridas do Peru. A grande novidade é que, apesar de ser inicialmente importado da China, o Spark em breve será montado no Brasil.>
O veículo utiliza um motor elétrico dianteiro que entrega 102 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. A bateria é do tipo LFP (lítio ferro-fosfato) de 42 kWh, resultando em autonomia de 258 quilômetros pelo ciclo PBEV, do Inmetro. A transmissão é automática, com uma única marcha para frente.>
Esse conjunto impulsiona os 1.345 kg do Spark, que são distribuídos de forma bem equilibrada (50:50) entre os eixos, contribuindo para a estabilidade. Com 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m entre-eixos, o veículo tem bom aproveitamento interno. >
Chevrolet Spark EUV 2025
CONVIVENDO COM O SPARK>
Como a entrega de torque é quase instantânea, o veículo é bastante ágil e gostoso de guiar. Graças ao sistema de quatro câmeras, que formam uma visão de 360 graus, é prático para ser manobrado. A falta de regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros incomoda, mas chama a atenção o espaço interno, bastante amplo e com assoalho é plano na parte de trás. Apesar do espaço, o carro só foi homologado no país para quatro ocupantes. >
O Spark é o único da categoria a contar com dois porta-malas: são 355 litros no compartimento traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro. >
No Brasil, o novo Chevrolet será comercializado em 138 lojas. Em Salvador, os três grupos que atuam com a marca (Columbia, Grande Bahia e Retirauto) vão oferecer o produto. No interior do estado, a Topvel irá vender o carro em Feira de Santana. Naturalmente, com o tempo, haverá expansão para outros revendedores da marca.>
MONTADO NO CEARÁ>
Ainda neste ano, o Spark será montado no Ceará, para isso, a GM contratou a Comexport para o serviço. A produção acontecerá no regime SKD (de Semi Knocked Down), em que as peças são importadas da China em kits pré-montados e o veículo é montado aqui.>
A fábrica da Comexport, maior empresa de comércio exterior do Brasil, fica em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza (CE), onde antes funcionava a planta da Troller. Possivelmente, o Captiva EV, próximo elétrico da Chevrolet no país, também será montado lá.>
O modelo de produção da fábrica cearense é o mesmo adotado pela Nordex no Uruguai. Lá, são produzidos veículos de diversas marcas, como Ford, Kia, Fiat, Citroën e Peugeot.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA GM>