Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 14:00
Após inaugurar sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a GWM lançou dois modelos inéditos que serão produzidos lá, a Poer P30 e o Haval H9. Juntamente com o Haval H6, primeiro modelo que comercializou no país, a picape média e o SUV de sete lugares serão os primeiros veículos nacionais da empresa.>
A Poer P30 e o Haval H9 utilizam a mesma plataforma, ou seja, compartilham o mesmo chassi no qual é montada a cabine - e a caçamba, no caso da picape. O conjunto motriz também é o mesmo: motor 2.4 litros turbodiesel e câmbio automático de nove velocidades. Em ambos, a tração é traseira, com a possibilidade 4x4 com reduzida.>
O propulsor desenvolve 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, o que proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em 11,2 segundos na picape e em 13 segundos no SUV. O bom rendimento é explicado pela força oferecida em baixas rotações. Cerca de 50% do torque total já está disponível a apenas 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm.>
De acordo com o Inmetro, o consumo da Poer P30 é de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Para o SUV, a aferição é de 9,1 km/l em trânsito urbano e 10,4 km/l em rodovias.>
A avaliação dos veículos foi feita exclusivamente em pisos sem pavimentação e sem nenhum lastro. Nesse contexto, ambos demonstraram bom equilíbrio de suspensão e tração. O SUV tem um nível extra de conforto, em diversos detalhes, incluindo regulagem de altura do cinto de segurança para os bancos da frente.>
No entanto, as diferenças vão além. Na picape, a tração tem os modos 2H, 4H e 4L e bloqueio do diferencial traseiro. No SUV, o sistema é mais sofisticado: tem tração integral 4x4, bloqueio de diferenciais (dianteiro e traseiro), caixa de redução e sete modos de condução. >
O Haval H9 tem recursos exclusivos, como a função “Tank Turn”, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro, e a visão panorâmica 540° com chassi transparente, que facilitam as manobras. >
GWM Poer P30
PREÇOS E RIVAIS>
As vendas da Poer P30 começaram segunda-feira, com preço promocional de R$ 240 mil para a versão topo de linha Exclusive, a única que a GWM disponibilizou para avaliação, e R$ 220 mil para a versão Trail. A partir do dia 20 a versão Exclusive será reajustada para R$ 260 mil e a Trail sobe para R$ 240 mil.>
Entre as rivais da Poer P30, a depender da versão estão desde a Chevrolet S10, Fiat Titano, Ford Ranger, Mitsubishi Triton, Nissan Frontier e Toyota Hilux.>
A comercialização do Haval H9 começa hoje, com preço promocional de R$ 309 mil para a versão única Exclusive TD480. A partir do dia 20 de setembro, o preço será reajustado para R$ 319 mil. >
Pelo conceito de chassis cabine, os rivais diretos são o Chevrolet Trailblazer, o Mitsubishi Pajero e o Toyota SW4. Levando em conta a motorização diesel e os sete lugares, entra na disputa o Jeep Commander. Se a intenção for a capacidade para sete pessoas, o Caoa Chery Tiggo 8 entra na briga.>
GWM Haval H9
CASA DE MARCAS>
No final dos anos 1970, a GWM era uma reparadora de veículos agrícolas, que evoluiu para uma montadora na década seguinte. A empresa continuou evoluindo até que, em 2003, foi a primeira fabricante privada de automóveis chinesa a se tornar uma empresa pública, ao fazer uma oferta pública inicial na Bolsa de Valores de Hong Kong.>
Sigla de Great Wall Motors, tem em seu portfólio diversas linhas de produtos. No Brasil, comercializa até o momento quatro delas: Ora, com elétricos, Haval, de SUVs, Tank, de SUVs aventureiros, e Poer, de picapes. >
Ainda neste ano, outra linha vai estrear no mercado brasileiro, a Wey. É uma divisão de modelos de luxo da empresa.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA GWM>