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Antônio Meira Jr.
Publicado em 2 de novembro de 2025 às 11:00
O momento da Audi no Brasil não é dos melhores. Enquanto todo o mercado de automóveis cresceu em média 3%, a companhia alemã apresentou uma queda de quase 13% nas vendas no acumulado de janeiro a setembro. A redução nas vendas dos seus modelos elétricos e o final de ciclo de gerações de campeões de venda da empresa, como Q3 e Q5, explicam a fase. >
No entanto, tudo parece ser favorável para os próximos meses, com o lançamento da nova geração do Q3, em março, e a estreia do novo Q5, que chegou nesta semana às concessionárias. Em sua terceira geração, o Q5 é oferecido em duas opções de carroceria: SUV tradicional e SUV coupé, que a Audi chama de Sportback. >
Audi Q5 2026
Na versão Advanced, o veículo custa inicialmente R$ 424.990 e na S Line, a partir de R$ 484.990. O conjunto motriz é sempre o mesmo: motor 2 litros turbo e câmbio automatizado com dupla embreagem de sete velocidades. Esse conjunto possui 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com entrega feita sob demanda pela tração integral. Entre os equipamentos, estão ar-condicionado com três zonas, detector de atenção e sonolência do motorista e sete airbags.>
DESEMPENHO SUPERIOR>
Para quem gosta de um desempenho maior, a Audi volta a oferecer no país o SQ5, que custa a partir de R$ 629.990 e também é oferecido nas duas opções de carroceria. Nessa configuração esportiva, o SUV tem sob o capô o motor 3 litros turbo de seis cilindros em V. O propulsor oferece 367 cv de potência e 56,1 kgfm de torque. >
O câmbio é o mesmo associado ao motor de quatro cilindros e a tração nas quatro rodas é sob demanda. Desta forma, o Audi SQ5 acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, enquanto o 2 litros gasta 6,2 segundos.>
OS SUVS E A ATENÇÃO AO PORTUGUÊS>
Os SUVs estão em ascensão há décadas, no entanto, diversas pessoas da indústria ainda não sabem se referir corretamente a eles. A sigla significa “utilitário esportivo”, dessa forma, é correto dizer: o EcoSport, o Renegade, o Q5, por exemplo. O artigo de referência é sempre no masculino.>
CAOS ENTRE SALVADOR E FEIRA>
Transitar pela BR-324 nos trechos de Salvador para Feira de Santana e de volta para a capital se tornou um desafio para os motoristas. Fiz o trajeto na última semana e é triste a situação do pavimento, com diversos buracos e desníveis. Na ida, com chuva, houve um engavetamento, um caminhão estava capotado entre as faixas e diversos carros parados no acostamento por conta de cortes nos pneus.>
A via, que era pedagiada até 15 de maio, mantém as cabines para cobrança e o tráfego nesses pontos é desviado para a pista lateral, o que causa aglomeração e, a depender do fluxo, congestionamento. Ou seja, além da requalificação do asfalto, as autoridades precisam fazer ajustes nesses pontos até que uma nova licitação seja feita. >
Diante de tantos problemas, seria redundante falar que duas pistas de cada lado não atendem a demanda há décadas. E vai piorar quando a rodoviária migrar para Águas Claras, na margem da estrada federal.>
NISSAN VIVE MOMENTO DELICADO>
O momento global da Nissan é ruim, e a empresa tenta fazer ajustes profundos para conter despesas e voltar a prosperar. Tentou acordos com outros fabricantes, como a Honda, e trocou seu presidente para buscar novas soluções. >
No Brasil, lançou a nova geração do Kicks com precificação equivocada e recorre aos bônus para tentar fazer o produto deslanchar. Em setembro, o Kicks Play - que corresponde ao veículo de primeira geração - teve 4.164 emplacamentos, enquanto o novo Kicks somou 2.155 unidades licenciadas. Na Bahia, das 250 unidades vendidas, 94 foram do novo. >
Outro indicativo da situação atual é o volume total de vendas entre janeiro e setembro de 2024 na comparação com o acumulado deste ano. Em nove meses do ano passado, foram emplacadas 66.381 unidades, contra 56.690 do mesmo período de 2025, mesmo com um produto novo no portfólio.>
NOVO SUV PODE AJUDAR NO PAÍS>
No Japão, a Nissan anunciou que irá produzir na sua fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, o Kait. Esse veículo, que terá como base o Kicks Play, é fruto de parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a marca está realizando no Brasil. >
Esse aporte agregou novos equipamentos, novos postos de trabalho e processos na planta brasileira. Além de atender ao mercado local, está previsto que o Kait seja exportado para mais de 20 países. >
O DESCONTO MÉDIO DAS VENDAS>
As vendas de automóveis zero-quilômetro no mercado brasileiro em setembro tiveram, em média, descontos de 7,2% no valor de compra dos veículos, em comparação com o preço sugerido pelos fabricantes. É o que revelou o Estudo de Preços de Veículos Zero Km (PVZ), feito pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar. Durante o período, o tíquete médio dos veículos vendidos ficou em R$ 157.094, contra o preço médio de R$ 169.192 sugerido pelas montadoras. >
Ainda de acordo com o estudo, no Nordeste, as médias de desconto foram menores, de 6,8%. “Um novo cenário está sendo desenhado, quando comparamos ao período anterior à redução do IPI (iniciada em julho). Com maior demanda e competitividade, o giro de estoque de veículos novos reduziu-se de 36 dias, em agosto, para 34 dias em setembro”, afirma Fábio Braga, country manager da MegaDealer.>