Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pelo mesmo preço, Ford Territory ganha nova frente e mais tecnologia

Veja também os resultados do mercado de motocicletas no primeiro semestre

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 13 de julho de 2025 às 11:00

SUV mais vendido da Ford no mercado nacional, o Territory teve a dianteira renovada e o preço mantido
SUV mais vendido da Ford no mercado nacional, o Territory teve a dianteira renovada e o preço mantido Crédito: Divulgação

Mais refinado

Desde o lançamento da nova geração, há quase dois anos, o Territory decolou nas vendas. Rapidamente, a Ford aproveitou para fazer novos ajustes no SUV, com mudanças visuais na dianteira, melhorias internas e inclusão de tecnologias.

No exterior, os faróis em formato de “L” seguem a nova identidade visual da marca, já presente em modelos como as picapes Maverick e F-150. A grade frontal é inédita e ficou mais larga do que a anterior. Para completar, os para-choques dianteiro e traseiro foram modificados e as rodas de liga leve de 19 polegadas são novas.

Por dentro, os bancos foram redesenhados e ganharam apliques em um tom bege alaranjado. A Ford manteve o aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros.

Entre os equipamentos de auxílio à condução, foi incorporado um assistente de permanência em faixa de rolamento com centralização. Com isso, o Territory agora tem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro. O preço foi mantido: R$ 215 mil.

Ampla e sofisticada, a cabine teve atualização de cores e materiais
Ampla e sofisticada, a cabine teve atualização de cores e materiais Crédito: Divulgação

MOTOR ATUALIZADO

A engenharia fez adequações no motor 1.5 litro turbo para atender às normas do Proconve L8, novo programa de emissões de poluentes. De qualquer forma, a potência e torque foram mantidos em 169 cv e 25,5 kgfm, respectivamente.

Esse propulsor, que utiliza apenas gasolina, é associado a um câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem. Com os ajustes, as médias de consumo aferidas pelo Inmetro agora são de 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

O bagageiro tem abertura elétrica e capacidade para 448 litros
O bagageiro tem abertura elétrica e capacidade para 448 litros Crédito: Divulgação

MOTOS: MAIS DE UM MILHÃO

Foram produzidas 1.000.749 motocicletas no Brasil no primeiro semestre deste ano. Esse volume é 15,3% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foi o melhor desempenho de produção de motos no primeiro semestre nos últimos 14 anos.

Em junho, as marcas instaladas em Manaus fabricaram 154.113 motocicletas. Isso representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo mês do ano passado e queda de 10,7% quando comparado a maio.

MOTOS: VENDAS EM ALTA

Os emplacamentos de motocicletas também fecharam o semestre em alta. Foram licenciadas 1.029.298 unidades, volume 10,33% maior que no primeiro semestre do ano passado.

No entanto, junho apresentou queda de 7,24% na comparação com maio. Quando a confronto é feito com junho de 2024, houve crescimento de 8,14%.

“O brasileiro tem apostado em motocicletas como um dos principais meios de mobilidade e veículo de trabalho no país”, analisa Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, entidade que reúne os revendedores. “Com a alta nas taxas de juros, devemos notar um significativo aumento nas cotas de consórcio de motos”, afirma o executivo.

MOTOS: SUPREMACIA DA HONDA

A Honda continua dominando o mercado de duas rodas no país. O fabricante japonês emplacou 696.528 unidades no primeiro semestre, o que corresponde a 67,67% das vendas de janeiro a junho.

A Yamaha (14,13%) ficou com a segunda posição e a Shineray (5,73%) em terceiro lugar.

STELLANTIS INVESTE EM SEGURANÇA

Em sua primeira visita oficial ao Brasil como CEO global da Stellantis, Antonio Filosa inaugurou, no Polo Automotivo de Betim (MG), uma nova estrutura do Safety Center dedicada a realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.

A modernização do espaço representa um importante avanço tecnológico, ampliando a capacidade da empresa de desenvolver localmente soluções dedicadas à segurança veicular de seus veículos, independentemente do tipo de propulsão.

De acordo com a Stellantis, esse é o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, uma equipe especializada com mais de 50 engenheiros conduz rigorosos protocolos de avaliação.

Os testes de colisão para veículos híbridos e elétricos seguem procedimentos similares aos aplicados em veículos a combustão, mas com foco em aspectos críticos relacionados às baterias e sistemas elétricos.

A Stellantis pretende ampliar a segurança dos seus produtos na América Latina
A Stellantis pretende ampliar a segurança dos seus produtos na América Latina Crédito: Divulgação