Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ator diminuiu o próprio salário em mais de R$250 mil para equipe de filme comer melhor

Stellan Skarsgård é parte do elenco de 'Sentimental Value', apontado como favorito ao Oscar 2026

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 16 de julho de 2025 às 20:22

Stellan Skarsgård já atuou em ‘Duna’, ‘Mamma Mia!’ e ‘Thor’
Stellan Skarsgård já atuou em ‘Duna’, ‘Mamma Mia!’ e ‘Thor’ Crédito: Shutterstock

Stellan Skarsgård, ator sueco de 74 anos conhecido por papéis marcantes em franquias como "Duna", "Mamma Mia!" e "Thor", revelou ter reduzido seu próprio salário para melhorar a alimentação da equipe de sua mais recente produção: "Sentimental Value". Essa decisão parece ter tido um impacto direto na qualidade do longa, que já desponta como um dos favoritos ao Oscar, segundo veículos especializados internacionais, como o "Variety".

A declaração foi feita durante o Karlovy Vary Film Festival, onde Skarsgård recebeu o Crystal Globe por sua contribuição ao cinema mundial. Ele contou que a exigência por boas refeições em sets de filmagem na Noruega surgiu após uma experiência difícil durante as gravações de "Insônia" (1997).

Stellan Skarsgård e Elle Fanning em "Sentimental Value" por Reprodução

“Eu não ia ser [um produtor executivo] no começo, mas eu disse: ‘Eu nunca filmarei um filme na Noruega sem ter um contrato especial’. Depois de ‘Insônia’ (1997), eu juntei todo o elenco e disse ‘Eu nunca mais gravarei nesse país de novo – a não ser que a gente tenha uma boa alimentação”, revelou.

O ator contou que a má alimentação no set o fez perder peso de forma significativa: “Eu perdi oito quilos em ‘Insônia’. Nós recebíamos pão pré-cortado e salame. E era isso! Eu fiz outros filmes na Noruega desde então, mas sempre disse nos meus contratos que todos deveriam ter refeições na melhor qualidade europeia. E isso é caro. Noruega é um dos países mais ricos, mas não querem gastar dinheiro com comida”, acrescentou.

Com isso, Skarsgård reduziu o próprio cachê para garantir refeições de qualidade à equipe do novo longa. “Acho que eu diminuí meu salário em cerca de meio milhão de kroner [coroa norueguesa; na conversão, ele diminuiu cerca de 270 mil reais] para pagar pela comida de todo mundo”, explicou. “E o produtor disse: ‘Você vai receber créditos por isso’”, complementou ao comentar como passou a integrar a produção como produtor executivo.

O astro brincou ainda sobre a forma que a comida deve ser servida, para garantir uma equipe feliz e um filme bem feito. “Além disso, a comida precisa ser servida como na China – sem plástico, sacolas de papel nem nada disso. Você não fica em uma fila, você senta e come. Todos ficam mais felizes e o filme fica bem melhor. Eu nunca mais fiz um filme ruim na Noruega desde então”, destacou, bem humorado.

Conheça o favorito ao Oscar 2026 

Com direção ambientada na Noruega, Sentimental Value venceu o Grand Prix do Festival de Cannes em 2025, o segundo maior prêmio da mostra. A comédia dramática acompanha as irmãs Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas) e seu relacionamento conturbado com o pai, o diretor de cinema Gustav (interpretado por Skarsgård). A trama se desenrola quando Nora, também atriz, recusa participar do novo projeto do pai, que então convida Rachel (Elle Fanning), uma jovem estrela de Hollywood, para substituí-la.

A expectativa para a temporada de premiações é alta. A revista Variety já aposta em indicações de destaque para o longa, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e a vitória de Stellan Skarsgård como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar.