Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Continuação de ‘Avenida Brasil’? Veja planos da TV Globo para próximas produções após fim de ‘Vale Tudo’

Emissora se adaptou às novas formas de produzir novela e planeja mudanças futuras para tramas

  • F
  • Felipe Sena

Publicado em 18 de julho de 2025 às 18:49

Novelas foram adaptadas a atualidade
Novelas foram adaptadas a atualidade Crédito: Reprodução | TV Globo

Modéstia a parte, não seria soberba afirmar que não existe outro país que domine a arte da teledram’ e dramaturgia como o Brasil, e se tratando de novelas, a Rede Globo é referência nacional e internacional, com produções que já concorreram e até ganharam o Grammy, como é o caso da novela das seis, ‘Órfãos da Terra’.

Novelas passam por mudanças por Reprodução | TV Globo

Com mega produções, roteiristas conhecidos pelo público brasileiro, personagens marcantes, mudaram ao longo dos anos, foram adaptadas, tecem críticas sociais, com um ponto inegável: permanecem marcadas no imaginário do público, mesmo que de forma, mais ligeira ou mais intensa.

O streamer, apesar de muito consumido e modificado a percepção do público com produções audiovisuais, as novelas, mesmo que com quedas de audiência, ainda é um ponto forte da cultura brasileira. No entanto, com as rápidas mudanças, a Rede Globo planeja mudanças para a grade de tramas da emissora.

É isso que a emissora planeja com releitura de clássicos como ‘Vale Tudo’, ‘Pantanal’, entre outras que estão em planejamentos futuros como ‘A Viagem’ e ‘Avenida Brasil’. Apesar de mudanças e reviravoltas recorrentes, o que pode ser um dos fatores, ‘Vale Tudo’ tão rendido a audiência esperada. A aposta foi a releitura de um clássico da década de 1980 para a atualidade, com acréscimos que podem não ter agradado ao público.

O desejo era que a estreia alcançasse 30 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Contudo, o número ficou em 24 pontos. Com planejamento, uma marca da emissora, foram feitas mudanças, pesquisas com o público, inserção das redes sociais, um dos pontos cruciais na comunicação hoje.

Por esse motivo e pelo fim da novela ‘Força de Mulher’, exibida pela Record, a audiência alavancou, de acordo com a coluna Matheus Baldi, da revista Istoé. De acordo com informações obtidas, o jornalista divulgou que a trama turca vinha marcando, de certa forma, boa audiência, para o patamar de horário e da emissora, entre 8 e 9 pontos. Isso pode significar que com o fim da trama, parte do público pode ter migrado para ‘Vale Tudo’, que saiu dos 22 pontos, chegando a faixa dos 25 no total.

O fato é que mexer em um clássico envolve diversas questões, desde delicadeza na adaptação, até mesmo de figurino. Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o ator Antonio Fagundes chegou a afirmar que o “risco de errar” era grande. “Quando você tem a obra original completa e bem-sucedida, regravá-la é uma temeridade. O risco de errar é muito grande”, disse. Além disso, outras fatores já mencionados, como as mudanças na forma de consumir audiovisual podem ter modificado a forma de consumir novelas.

Mudanças nas novelas

Não é novidade que a Rede Globo adotou uma nova forma de produzir novelas, e parece que a nova era está só no início. De acordo com a coluna, Matheus Baldi está na mira na emissora para releituras e novos formatos de produção, os sucessos ‘A Viagem’, exibido hoje no Vale a Pena Ver de Novo, que vem alcançado um Ibope.

Além de ‘Avenida Brasil’, que na época de exibição alcançou 56 pontos de Ibope, um dos maiores da emissora, que chegou a ser exibido e rendido audiência também em vários outros países. Segundo a coluna, ao invés de um remake de ‘A Viagem’ ficou decidido que a trama escrita por Ivani Ribeiro em 1994 será adaptada no formato de filme, pela roteirista Jaqueline Vargas, para preservar a força da obra.

Já para ‘Avenida Brasil’ é planejada uma continuação, assim como feito pela primeira vez com ‘ Êta Mundo Bom!’, que agora continua com ‘Êta Mundo Melhor!’. A postura da emissora não é de surpreender, sobretudo, pelo sentimento de nostalgia provocado pelas produções de anos atrás.

O Jornal CORREIO entrou em contato com a Rede Globo para mais informações sobre as mudanças, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.