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Agência Correio
Publicado em 30 de setembro de 2025 às 15:00
A novela brasileira é considerada por muitos como um patrimônio cultural nacional. Sua capacidade de refletir a realidade, denunciar problemas sociais e até de influenciar o comportamento das pessoas é amplamente estudada por pesquisadores. >
Jade Picon
Para garantir a permanência do público, a novela brasileira não para de evoluir: de tempos em tempos, assuntos atuais são debatidos nos capítulos, e até mesmo o enredo pode ser alterado de acordo com a recepção dos críticos da internet.>
Agora, a Rede Globo aposta em uma inovação que já faz sucesso nas plataformas digitais: a chamada “novela vertical”. O episódio piloto já foi gravado e o elenco conta com Jade Picon, Débora Ozório e Daniel Rangel.>
Diferente das novelas televisivas, as novelas verticais são criadas especialmente para serem vistas por celulares ou tablets.>
Com capítulos curtos, de até dois minutos, essas produções ganham cada vez mais espaço em um país onde quase 90% da população com mais de nove anos possui telefone móvel, segundo o IBGE (2024).>
Está enganado quem acha que a Rede Globo será a primeira a lançar esse tipo de novela. O formato já é um fenômeno no entretenimento tanto no Brasil quanto em outros países.>
Em entrevista ao portal Leo Dias, a diretora geral do Kwai Brasil, Claudine Bayma, contou que o aplicativo de vídeos curtos foi o pioneiro das mini novelas brasileiras lá em 2022.>
De acordo com ela, cerca de 20% de todo o investimento do Kwai no Brasil é dedicado à produção das novelas verticais. No momento, o aplicativo conta com mais de 100 minisséries, que alcançam uma média de 5 milhões de visualizações por obra.>
Nos últimos dois anos, as mini novelas atingiram mais de 60 bilhões de visualizações na plataforma. “Esses dados confirmam a força do formato junto ao público brasileiro”, conta Claudine Bayma.>
O Kwai trabalha com cerca de 4.700 criadores parceiros, gerenciados por mais de 20 agências especializadas nas minisséries. >
E, de acordo com a diretora, o investimento não vai parar tão cedo: “Estão previstos para este ano cerca de 80 episódios mensais regulares e 10 minisséries especiais com 10 episódios cada”.>
Na China, a novela vertical faz sucesso desde 2018, ganhando força durante a pandemia do Covid-19. Já nos Estados Unidos, o formato emplacou em 2023, com o sucesso das plataformas de streaming. >
As empresas ReelShort, DramaBox e GoodShort já dominam o segmento ao oferecerem novelas curtas, por um valor mensal, em seus aplicativos.>