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Heider Sacramento
Publicado em 25 de abril de 2025 às 06:00
Se você já se sentiu frustrado ao chegar em um hotel e descobrir que só poderia entrar no quarto horas depois, ou precisou sair cedo demais no dia seguinte, saiba que não está sozinho, e isso não é só impressão. A mudança nos horários de check-in e check-out virou tendência no setor hoteleiro, especialmente nos Estados Unidos, e tem uma explicação diretamente ligada à pandemia. >
Segundo Jeffrey Lolli, professor da Universidade Widener e especialista em hospitalidade, a prática começou a se consolidar antes da crise sanitária, mas foi intensificada a partir dela. “Agora, esses estabelecimentos têm tido dificuldade em trazer as pessoas de volta, porque é um setor difícil, é um trabalho difícil”, afirmou ele ao site Thrillist, ao comentar o cenário de escassez de mão de obra.>
A principal carência é entre camareiras e arrumadeiras, profissionais essenciais para manter os quartos em ordem. Muitas dessas trabalhadoras não retornaram aos empregos após a pandemia, já que encontraram ocupações com melhores salários e rotinas menos exaustivas. Diante disso, os hotéis passaram a operar com equipes enxutas, o que impactou diretamente os horários oferecidos aos hóspedes.>
Dados do Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos reforçam esse cenário: o país tem hoje cerca de 102 mil funcionários a menos no setor de governança (limpeza e arrumação de quartos) em comparação com o período pré-pandemia. O impacto é mais visível em hotéis de categoria econômica, que, com menos pessoal, precisam de mais tempo para preparar os quartos entre uma hospedagem e outra.>
“O custo com mão de obra é o mais alto em qualquer setor de serviços, incluindo hospitalidade e hotéis”, destaca Lolli. Por isso, muitos estabelecimentos preferem estender o intervalo entre saídas e entradas, mesmo que isso signifique a insatisfação de parte dos clientes.>
Essa nova dinâmica, que ainda encontra resistência entre os viajantes, pode estar apenas começando. E se você ainda não notou essa mudança nas suas hospedagens, prepare-se: ela pode ser o novo padrão do setor.>