Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cães disponíveis para adoção entram em campo com jogadores do Bahia na partida contra o Retrô

Parceria entre clube, ONG ABPA-BA e a Warner Bros busca incentivar a adoção de animais em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 30 de julho de 2025 às 17:24

Cachorro com a capa do Krypto
Cachorro com a capa do Krypto Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Na partida contra o Retrô, na noite desta quarta-feira (30) pela Copa do Brasil, o Esporte Clube Bahia trocou a tradicional entrada com crianças por uma ação diferente e simbólica. Ao lado dos jogadores, 11 cães disponíveis para adoção entrarão em campo na Arena Fonte Nova, cada um usando uma capa vermelha em alusão a Krypto, o famoso cão do Superman.

A iniciativa faz parte de uma campanha conjunta entre o Bahia, a marca esportiva Puma e a Warner Bros, inspirada no novo uniforme do clube, que homenageia o super-herói. A ação tem como foco chamar atenção para a causa animal e incentivar a adoção responsável de cães e gatos.

Torcida do Bahia por Esporte Clube Bahia/Divulgação

A parceria com a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA) envolve também o Abrigo São Francisco de Assis, instituição que atualmente acolhe mais de 400 animais. Os cães que participarão da ação estão entre os disponíveis para adoção, e a ONG mantém um processo seletivo para garantir que os animais sejam destinados a lares responsáveis.

Para Rafael Soares, diretor de Marketing e Negócios do Bahia, a presença dos cães no gramado reforça o papel do futebol como agente de transformação social.

"Buscamos usar a visibilidade do clube para apoiar causas relevantes como essa. É uma ação simbólica, mas com uma mensagem poderosa sobre responsabilidade e empatia. O futebol também pode ser uma ferramenta de impacto fora das quatro linhas", afirmou o dirigente.

Já Cátia Oliveira, gerente da ONG responsável pelo abrigo, destacou os desafios enfrentados diariamente pela instituição, que sobrevive majoritariamente com doações.

“Temos mais de 400 animais, a maioria adultos e idosos, que precisam de cuidados veterinários, alimentação, limpeza e funcionários. Estamos enfrentando uma crise financeira grave, que nos obrigou até a reduzir a alimentação pela metade. Parcerias como essa com o Bahia são essenciais para que nosso trabalho continue”, afirmou.

Além da adoção, os torcedores interessados em contribuir com a causa podem fazer doações através do Pix da ONG (adote@abpabahia.org.br). O valor arrecadado será destinado a despesas como ração, assistência veterinária, salários da equipe e manutenção do abrigo.

Segundo dados do aplicativo Woofz, ações ligadas ao personagem Krypto têm mostrado impacto real na causa animal. Após o lançamento do novo filme do Superman nos Estados Unidos, a procura por adoção de animais aumentou cerca de 500%.

Os interessados em adotar um dos cães apresentados na partida podem entrar em contato com o Abrigo São Francisco de Assis. A equipe da ONG realiza entrevistas com os candidatos para garantir que os futuros tutores estejam preparados para o compromisso.

“Eles são tratados com muito amor e precisam de famílias que estejam prontas para continuar esse cuidado”, concluiu Cátia.