Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Clubes da Arábia Saudita querem disputar a Liga dos Campeões

Federação saudita quer propor à Uefa que campeão nacional fique com uma vaga da Champions League

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 19:30

Cristiano Ronaldo pode voltar a jogar a Champions
Cristiano Ronaldo pode voltar a jogar a Champions Crédito: Al-Nassr/Divulgação

Grandes estrelas do futebol mundial estão deixando a Europa para jogar na Arábia Saudita. Com uma liga nacional cada vez mais forte, a Federação de futebol do país tem um plano inusitado: conseguir uma vaga para participar da Liga dos Campeões.

De acordo com o jornal italiano Corriere dello Sport, a ideia é que o vencedor do Campeonato Saudita fique com uma das vagas no torneio europeu a partir da temporada 2024/25. A entidade planeja enviar uma proposta à Uefa, ampliando a visibilidade de sua liga nacional.

Vale lembrar que, a partir do verão de 2024, a Champions adotará um novo formato. Não existirá mais a fase de grupos nos moldes atuais, com 32 times. A competição receberá 36 participantes, que disputarão oito partidas (quatro em casa e quatro fora), com apenas uma classificação geral. Os oito melhores avançam às oitavas e aguardam um playoff entre os 9º e 24º colocados, que buscarão outras oito vagas. A partir daí, a fórmula continua a mesma com os mata-matas.

O plano da Federação Saudita é ficar com uma dessas quatro vagas adicionais. Para isso, a entidade usa o argumento de que recolocar os craques na competição seria uma forma de aumentar o prestígio da Liga dos Campeões, após a debandada de grandes jogadores.

Outras estrelas que migraram para o futebol árabe foram: os brasileiros Firmino (ex-Liverpool) e Malcom (ex-Zenit), além de Mané (ex-Bayern), Fofana (ex-Lens), Milinkovic-Savic (ex-Lazio), Kanté, Koulibaly e Mendy (ex-Chelsea).