Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vitória perde mais 11 mil sócios em menos de quatro meses

Clube vive debandada no programa Sou Mais Vitória em meio a má fase dentro da temporada e fracassos no 1º semestre de 2025

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 28 de julho de 2025 às 19:45

Torcida do Vitória festeja durante a Série B 2023
Torcida do Vitória  Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

Em abril deste ano, o Vitória alcançou um feito histórico ao bater a marca de 44 mil sócios torcedores ativos no programa Sou Mais Vitória (SMV), o maior número já registrado pelo clube. No entanto, esse pico durou pouco. Atualmente, o número de associados caiu para pouco mais de 33 mil, uma perda de mais de 11 mil sócios em um curto intervalo de tempo.

A queda tem sido contínua. Entre os dias 8 de julho e 27 de junho, por exemplo, o clube passou de 38.093 para 33.057 sócios, uma redução de 5.036 adesões em pouco mais de um mês.

Nem mesmo a campanha promocional lançada durante esse período conseguiu frear a debandada. A ação de marketing aproveitou a troca de numeração de Matheuzinho, que passou a vestir a camisa 10 após a saída de Wellington Rato para o Goiás. Foram oferecidos cupons de desconto: 30% para renovações anuais e semestrais (código Adeus30), e 10% para novos planos trimestrais (código Vem10). Apesar do esforço, o impacto foi praticamente nulo.

Torcida do Vitória durante jogo no Barradão por Victor Ferreira/EC Vitória

Fracassos esportivos podem explicar a queda de associados 

O principal fator da queda abrupta de associados parece ser o desempenho esportivo decepcionante do time no primeiro semestre de 2025. O ano começou promissor: o Leão da Barra emendou uma sequência de 22 jogos invictos — a segunda maior da história do clube. No entanto, tudo começou a desmoronar no dia 12 de março, quando o Vitória foi eliminado da Copa do Brasil ao perder por 2 a 0 para o Náutico, da Série C, jogando no Barradão.

A partir daí, os resultados negativos se acumularam. O clube viu o rival Bahia conquistar o Campeonato Baiano dentro do próprio Barradão, foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa Sul-Americana e da Copa do Nordeste, esta última após derrota para o Confiança, também da Série C, diante da torcida. A sequência culminou na demissão do técnico Thiago Carpini.

Atualmente, o Vitória ocupa a 15ª colocação na Série A, com apenas 17 pontos, somente dois a mais que o Santos, primeira equipe da zona de rebaixamento. Recentemente, o time também enfrentou uma dura sequência de oito partidas sem vencer e sete jogos sem marcar gols, a pior seca ofensiva do clube em quase meio século.

Na tentativa de reencontrar o bom futebol e reconquistar a confiança da torcida, o Leão da Barra volta a campo neste domingo (3), às 18h30, no Barradão, contra o Palmeiras, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.