Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Audiência pública sobre a ponte Salvador-Itaparica na Alba é cancelada

Reunião para debater o projeto aconteceria nesta quarta-feira (25)

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 25 de março de 2026 às 13:42

Audiência seria realizada na Alba, no CAB, em Salvador
Audiência seria realizada na Alba, no CAB, em Salvador Crédito: Divulgação

audiência pública que iria discutir o projeto da ponte Salvador-Itaparica na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, nesta quarta-feira (25), foi cancelada. O encontro seria conduzido pela Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e o projeto seria apresentado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), conforme divulgado pela Alba. 

O deputado José de Arimatéia (Republicanos), presidente da comissão, anunciou o cancelamento da sessão na noite de terça-feira (24). Segundo ele, a razão foi a "incompatibilidade de agenda da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte)".

undefined por Divulgação

"Ressaltamos que uma nova data será oportunamente agendada para a apresentação do projeto à Comissão de Meio Ambiente da Alba", informou o parlamentar.

Em nota, a Seinfra informou que desde a criação da SVPonte, os assuntos relacionados ao tema passaram a ser direcionados à pasta. "Em razão de compromissos institucionais previamente agendados, que coincidiram com a data da audiência, a SVPonte informou a impossibilidade de comparecimento", afirma. 

A Seinfra informa ainda que, em setembro de 2025, foi realizada a apresentação do projeto na sede da Assembleia Legislativa da Bahia, ocasião que contou com a presença do secretário da SVPonte, Mateus Dias, do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e de representantes da concessionária responsável pela implantação e operação do empreendimento.

Nesta quarta-feira (25), o CORREIO revelou que um conjunto de três laudos técnicos produzidos pelo Ministério Público Federal (MPF)  levanta dúvidas sobre a consistência técnica e ambiental do projeto da ponte Salvador-Itaparica. Mais de 20 recomendações de ajustes foram feitas ao governo estadual por sete peritos federais. 

Apesar de um cronograma ter sido apresentado pelo governo estadual, com previsão para início das obras em junho, o empreendimento ainda depende de licenças concedidas por órgãos como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em janeiro deste ano, o Iphan negou a licença de instalação da ponte e também fez recomendações para atualização do projeto, como noticiou o CORREIO.